Em 19 de março de 2016 aconteceu na Associação Nikkei do Rio de Janeiro carinhosa despedida da comunidade ao presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro, Roberto Naoki Kobayashi. Carioca, estabelecido no Japão, veio ao Rio de Janeiro há 4 anos, atuando também como vice-presidente executivo da Mitsubishi Corporation do Brasil, assim fortalecendo parceria Rio-Japão. Prestigiou acontecimentos da comunidade, sempre muito simpático e comunicativo. Em 2015 presidiu o Comitê Executivo dos Eventos Comemorativos dos 120 Anos de Amizade Brasil-Japão no Rio de Janeiro.
Sua esposa, Nobuyo Kobayashi, retornou antes ao Japão com a filhinha Miki, de 5 anos. Colaborou ativamente em eventos, sendo muito estimada por todos. Em 23 de maio de 2015 foi jurada no Concurso Miss Nikkei do Estado do RJ, realizado pela Renmei-Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do RJ.
O apresentador Walter Atsushi Yoshida, vice-presidente da Renmei, convidou Akiyoshi Shikada, presidente da Renmei, para saudar e presentear placa a Roberto Naoki Kobayashi. O cônsul-geral do Japão Tsuyoshi Yamamoto fez uso das palavras, e Minoru Matsuura, presidente da Rio Nikkei, conclamou os brindes.
O homenageado entregou diploma pelo desenvolvimento da região a Jo Osugue, presidente da Associação Nipo-Brasileira de Valença e Rio das Flores, que retribuiu com placa de agradecimento através das mãos da primeira dama Saeko Miyazato Osugue.
O presidente da Câmara Japonesa apresentou Toshiya Asahi, vice-presidente executivo da Mitsui & Co. do Brasil, seu sucessor, e tocado pelo calor humano geral, terminou: “Eu quero voltar… e vou voltar!!!”. Que continue sendo bem sucedido no Japão, e sua aspiração se realize.
Presidente da Câmara Japonesa recebe placa de Akiyoshi Shikada.
Roberto Kobayashi homenageado pelo casal Osugue.
Brindes conclamados por Minoru Matsuura.
Almoço preparado pela Rio Nikkei.
Amigos desejaram felicidades.
É unânime o desejo de todos: que Sr. Roberto Naoki Kobayashi e sua Família sejam felizes e bem sucedidos no Japão, e retornem ao Rio. Que assim seja!!!