“Vencer necessariamente precisa ser um estado mental”
Em qualquer situação, na prática do Budô (Caminho Marcial) o gesto adotado é a de não violência. Fato este vindo da evolução de uma Arte que surgiu da necessidade do combate físico e que com o passar do tempo, evoluiu para aprimorar também o estado espiritual e mental daqueles que praticam, buscando acima de tudo vencer suas próprias fraquezas. Por isso Vencer era uma questão de sobrevivência, naturalmente.
Tal pensamento leva a um confronto paradoxal, onde às vezes o caminho trilhado não lhe parece o mais adequado, porém, seu significado prático lhe demonstra resultados não antes percebidos, exatamente pela falta de vivência. Vencer está baseado em vários fundamentos, mas em todas elas, para se ter êxito, é necessário que a mente se torne vencedora, muito antes da ação prática em si. O clichê da frase: “A Mente domina o Corpo” é verdadeiro, se levado o estado Vencedor da Mente em questão.
Naturalmente todas as pessoas desejam vencer, mas em uma grande parte não dispõem de um estado mental compatível. Para isso existem os ensinamentos e as práticas que elevam este estado mental a se tornar sim, uma mente vencedora. Um Vencedor tem atitudes Vencedoras, muito antes de sua conquista, pois são estas atitudes mentais e ações práticas vencedoras que levam a pessoa à Vitória e não o inverso.
O Espírito Vencedor é aquele que leva a pessoa rumo às suas conquistas, que nasce de uma atitude mental.
Sejamos todos possuidores de um Espírito Vencedor, para uma sociedade melhor, para um mundo melhor!!!!!
GANBARIMASHOU!!!!!
Para aprimorar sempre, é necessário desejar e decidir vencer!!
GANBARIMASHOU (ESFORCEMO-NOS!!!)