Mottainai

“Nosso tempo é precioso, não o desperdice com algo que não seja útil a você, sua família ou a sociedade”.


Uma das coisas que aprendi quando era criança e que faz parte da educação japonesa, é o conceito de “mottainai”. Não desperdiçar, isso é utilizado para qualquer significado, mas para os alimentos é essencial, que nunca devemos pegar mais do que podemos comer, pois comida é uma coisa sagrada e não se pode jogar fora.

Mas acredito que este conceito tenha um sentido muito mais amplo. Não devemos desperdiçar nada na verdade. Não devemos desperdiçar o tempo que temos, o tempo com nossos pais, amigos, com pessoas que amamos, nossos filhos, netos. Não devemos desperdiçar palavras, pois estas possuem poder e por isso, devem ser usados com sabedoria e não de forma banal. Não devemos desperdiçar nossos sentimentos, sentido raiva ou ódio, pois isso não traz benefícios a ninguém.

Não desperdice tempo sentindo pena de si mesmo, sentindo inveja ou reclamando, faça algo realmente válido, melhore, se aperfeiçoe, lembre-se que o tempo utilizado, bem ou mal, não volta nunca mais.

Não desperdice dinheiro comprando coisas que só satisfazem o ego consumista e não uma necessidade básica.

Não vamos desperdiçar papel, plástico, embalagens, sacolinhas, enfim tudo que agride o mundo em que vivemos.

Não vamos desperdiçar água, energia, combustível.

Vamos trabalhar duro para crescermos, como pessoas, como seres humanos e quem sabe assim possamos transformar o mundo em um lugar melhor, sem desperdícios!!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *