Com grande carinho à Melhor Idade, a Renmei – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro realizou o “45º Keiroukai” na Associação Nikkei do Rio de Janeiro em 20 de outubro de 2019; o evento teve apoio da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro e Rio Nikkei. No palco o painel – feito por alunos da Escola Japonesa do Rio de Janeiro – transmitiu: “Itsumademo Ogenkide”/”Eternamente tenham saúde” em hiragana (escrita silábica) , e “Musubou/Façamos laços de amizade”, “Kokoro/Coração”, “Egao/Sorriso”, “Mirai/Futuro” em kanji (ideogramas).
Sendo apresentadora Mari Fujiwara, voluntária sênior da JICA, a cerimônia foi iniciada com um minuto de silêncio em memória dos veteranos nikkeis, seguida pelos hinos nacionais do Brasil e do Japão. Fizeram saudações Minoru Matsuura, presidente da Renmei, e Toshiya Asahi, presidente da Câmara Japonesa. Palavras de congratulação foram proferidas por cônsul-geral do Japão Tetsuya Otsuru, presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão, Sohaku Bastos, e diretor da Escola Japonesa, Kiyoto Hikichi.
Após belas interpretações por Noboru Fujita, cantor de “Verdade, Bem e Belo”, a apresentadora Mari Fujiwara fez leitura de nomes, idades, instituições e cidades dos idosos do estado do Rio de Janeiro. Os homenageados receberam caneca comemorativa e doces japoneses; sob aplausos calorosos os idosos presentes foram contemplados pelas mãos do presidente da Renmei Minoru Matsuura, cônsul-geral Tetsuya Otsuru, vice cônsul-geral Takashi Goto, presidente da Câmara Japonesa Toshiya Asahi, presidente do ICBJ Sohaku Bastos, diretor da Escola Japonesa Kiyoto Hikichi e comendador Akio Miyamoto. Masaoki Matsumoto, 86 anos, agradeceu em nome dos homenageados: pertence à Associação Nikkei de Niterói, é aposentado, e trabalhou no Consulado Geral do Rio de Janeiro e na Nippon Steel.
Maiores de 85 anos foram graciados com bento japonês que estavam à venda, e Mayumi Muto, chef de Hinata Bufê, ofertou sopa de salmão a todos. Durante o almoço, talentosos cantores de várias cidades foram convidados por Mário Kimio Matsumoto, coordenador do Rio Nikkei Taiko.
A segunda parte do evento, apresentada pela diretora cultural da Rio Nikkei, Shirley Yurica Kanamori Atsumi, foi iniciada com “Nankin Tamasudare/Cortina de vime de Nankin”, arte performática tradicional, pela tocadora de taiko Sora Matsudaira, 11 anos, acompanhada pelos pais Yutaka e Yo, e irmão Haruka. Seguiram-se números do Rio Nikkei Taiko com participação de crianças: a animação infantil foi contagiante. As músicas japonesas, tocadas com os corações, decerto sintonizaram com os dos idosos que, depois dos 60 anos, estão vivendo suas novas idades.
O “Show da Imigração Japonesa no estado do RJ” – produzido por Fábio Toma e estrelado pelos artistas/cantores Angelaísa Toyota, Takeshi Nishimura, Paula Hirama e Sergio Tanigawa – emocionou a plateia. Episódios entremeados de danças e canções envolventes transmitiram chegada ao Brasil, adaptação dos imigrantes pioneiros a hábitos diferentes; momentos difíceis de pós-guerra; solidariedade e união em instituições japonesas que se formaram, transmitindo cultura e tradição nipônicas e reforçando laços Brasil-Japão. Após o espetáculo os artistas e produtor receberam carinho do público conquistado.
Kiyoshi e Michiko Ami, presidente e primeira dama da Associação Nikkei de Petrópolis, e seu grupo de Bon Odori, ensinaram a sequência de movimentos para dançar “Tokyo Gorin Ondo 2020”, canção tema de Olimpíadas de Tóquio. Até o cônsul-geral Tetsuya Otsuru, vice-cônsul Takashi Goto, e cantor Noboru Fujita participaram da roda dançante.
Que nos próximos anos, os queridos idosos estejam entre nós para dividirem alegrias e presenças!!








