Trilhando Um Caminho

“O Caminho te levará até seus sonhos, mas é preciso em determinado ponto, não apenas trilhar, mas fazer parte, ser o próprio Caminho”.


Nas artes marciais japonesas, o “Do” (Karate-do, Kendo, Aikido, Judo, etc) significa caminho. Caminho que deve ser percorrido pelo praticante, o caminho da busca pela técnica, da busca pelo aperfeiçoamento mental e da elevação espiritual. O maior benefício que um praticante terá, não é apenas do caráter físico, como uma boa saúde ou a defesa pessoal associada à prática, e sim, a possibilidade de se tornar uma pessoa melhor, mais evoluída, mais calma e mais sábia. “Do” no caso está mais associado à disciplina e à conduta.

Mas o “Do” não é uma exclusividade das artes marciais japonesas, é um conceito baseado no Budismo de que é o Caminho para a elevação espiritual. É encontrado também em outras artes como o Shodo (caligrafia com pincel) e o Chado (Cerimônia do Chá).

“Do” ou “Michi” é mais do que um “Caminho”, é um conceito poderosíssimo de que toda e qualquer pessoa pode alcançar seu objetivo. Não depende de habilidade, dom ou qualquer outro tipo de diferenciação. Qualquer pessoa comum pode, através de muita perseverança, disciplina, determinação, humildade e respeito conquistar seus objetivos, pois estes são os ensinamentos básicos para quem “trilha o caminho”.

Não dar desculpas, justificativas, não colocar a culpa em terceiros, não deixar para depois e assumir as responsabilidades são características daqueles que querem trilhar o caminho rumo aos seus objetivos. Pois o caminho é feito de estradas longas, com períodos de belas paisagens, mas também com trechos de muitos obstáculos e encruzilhadas. Haverá períodos que muitos andarão ao seu lado, mas também haverá dias em que caminhará totalmente solitário. Muitos dirão que seu objetivo é muito difícil e até lhe encorajarão a desistir, poucos olharão suas feridas e seu sofrimento e mesmo assim lhe dirão para continuar. Haverá situações que se sentirá em dúvida se tudo isso valerá a pena, mas também terá momentos de total certeza e que se sentirá indestrutível.

Mas o mais importante do que chegar ao final do caminho, é saber por que chegou e como chegou. Assim poderá incentivar outros a percorrer o caminho também, para darmos a nossa contribuição em tornar o mundo um lugar melhor!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

Escrito por:
AKIRA SAITO – Renshi-Shihan (Mestre) 6º Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares e Palestras: akira.karate@gmail.com
Whatsapp – (11) 98462-6797



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *