Servir

“O grande objetivo da vida é servir a um bem maior”


Talvez a figura mais conhecida no mundo a respeito do Japão, seja a do Guerreiro Samurai. Com sua valentia, coragem, suas técnicas em combate e sua honra. O que talvez poucos saibam é que, apesar de todo seu treinamento para o combate, a finalidade e o conceito de sua existência era a de que deveria “servir”. Toda sua educação, todo seu treinamento técnico, toda sua disciplina era voltada para uma condição de vida onde o objetivo era servir a alguém (Daimyô “Senhor das Terras”) ou a um propósito.

O termo Samurai significa “aquele que serve” e sua condição hierárquica na sociedade era indicada de acordo com o propósito de sua utilização e/ou valor de suas ações.

Nos tempos atuais, o maior ensinamento que podemos tirar destes guerreiros é de que toda a luta deve servir a um bem maior. Talvez hoje a grande maioria da sociedade somente sirva a si mesma e ignora os malefícios de suas ações a outrem. Muito se fala sobre os problemas coletivos, mas pouco se faz “individualmente” pensando no próximo.

Mais do que nunca devemos pensar seriamente nos conceitos coletivos e servir a um propósito maior do que apenas nossos interesses momentâneos e individuais. A crise da água é um pequeno exemplo de que se não se pensar assim, todos irão pagar um preço bem alto por isso.

Servir à sociedade como um todo nada mais é do que ajudar a melhorar o local onde se vive. Seja com um pequeno gesto ou uma atitude positiva, se todos contribuírem, isso toma forma e cria força capaz de expurgar o que não é desejável.

Juntos podemos transformar o local onde vivemos em um lugar melhor, mas cada um precisa fazer a sua parte, vamos servir!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

Escrito por:
AKIRA SAITO – Renshi-Shihan (Mestre) 6º Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares e Palestras: akira.karate@gmail.com
Whatsapp – (11) 98462-6797



One thought on “Servir

  1. Meu querido pai – Hideharu Okagawa – poucos anos antes de falecer – recebeu Homenagem conjunta da Prefeitura, Câmara dos Vereadores e Comunidade em Marília, SP, pelos serviços prestados durante longa data.
    Continuando aspirações herdadas, desde 1989 pertenço à diretoria da Associação Nikkei do Rio de Janeiro.
    Havemos de muito construir!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *