Senso de Dever

“Há sempre uma escolha para todos: Sou aquele que cumpre ou aquele que não cumpre com o dever de cidadão?”


Em uma sociedade democrática sempre haverá os direitos e os deveres de cada um de nós, cidadãos. Vejo muita gente reclamando de corrupção de governos, porém na vida cotidiana, age exatamente da mesma forma, apenas em proporções diferentes. É o típico exemplo de conveniência, quando o certo é certo e o errado é errado, dependendo das circunstâncias (da pessoa é claro). O que vejo pouco, infelizmente, é gente cobrando o que é certo dos próprios cidadãos. O condomínio onde vivo é exatamente onde me sinto em casa. Se vejo alguém fazer algo errado, como jogar lixo fora do local, já reclamo. Claro, ali é onde vivo, é onde quero me sentir bem. Assim é com o nosso bairro, depois com a nossa cidade, com nosso estado e com o nosso país.

Se o cidadão de bem não se atentar com o senso de dever, alegando não ser seu problema ou que isso não adianta nada, estará contribuindo de forma indireta com tudo que diz ser errado. Não é preciso ser uma manifestação violenta, como muitos acham que será, mas sim os bons hábitos sendo disseminados e os atos errados sendo “discriminados”, sim discriminados, para que a pessoa talvez se sinta mal fazendo algo que prejudique não apenas ela, mas todos de um modo geral.

Cada um precisa urgentemente fazer a sua parte, e esta parte infelizmente não é mais apenas fazer o que é certo. É preciso também cobrar de quem faz o errado. Quanto mais pessoas estiverem fazendo o certo e cobrando o errado, mais constrangedor será para aquele que não contribui para uma sociedade melhor.

Juntos podemos transformar o mundo em um lugar melhor, vamos fazer a nossa parte!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

Escrito por:
AKIRA SAITO – Renshi-Shihan (Mestre) 6º Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares e Palestras: akira.karate@gmail.com
Whatsapp – (11) 98462-6797



One thought on “Senso de Dever

  1. É gratificante saber que tem muitas pessoas que não fazem o errado, e educadamente conseguem melhorar o meio em que vivem.
    Como faz bem mensagem – como “Senso de Dever” – escrita por Akira Saito Sensei!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *