Paciência

“Ter paciência não é igual a ficar passivo perante a situação, é saber qual o momento correto para tomar uma atitude.”


Já dizia o velho ditado, que ter paciência é uma virtude. Sim, uma virtude, pois hoje, principalmente nos grandes centros, são poucos os nobres seres humanos com tal qualidade.

O que vemos hoje são pessoas sofrendo das consequências da modernidade e do modo de vida proposto por elas mesmas. Um mundo onde os prazos são curtos, as soluções devem ser imediatas e tudo que leva um tempo de maturação, é considerado obsoleto. É verdade que a atual sociedade nos cobra tudo isso, mas é preciso também saber separar o que é imposto “a nós” do que é imposto “por nós”.

Precisamos buscar ter a sabedoria suficiente para que nossas decisões, muitas vezes precipitadas, não se transformem em um problema maior. É necessário buscarmos este grau de evolução. Não, não é utopia, é simplesmente pensar mais em si mesmo no quesito de elevação espiritual. Se simplesmente acharmos que por causa da situação, a nossa falta de paciência é normal, colheremos junto com isso, todos os problemas relacionados a isso. O stress, as discussões, o desânimo, a baixa autoestima, até mesmo partindo para os casos clínicos de depressão.

Ser paciente não é ser passivo, não é fechar os olhos para os problemas, muito pelo contrário, é buscar a melhor alternativa para se resolver o problema. É pensar com calma e com clareza, analisando todos os pontos em questão, para não tomar uma decisão errônea baseada muitas vezes no “achismo”.

Devemos ser pacientes com nossos problemas, com nossa família, com nossos filhos, amigos, com imprevistos cotidianos e com nós mesmos, buscando alternativas palpáveis para elevarmos dia a dia a nossa mente e o nosso espírito. Talvez o resultado prático não seja visível a princípio, mas com certeza será notado a longo prazo, transformando a pessoa em um ser melhor, mais calmo, mais humano.

Quem sabe assim poderemos efetivamente contribuir para transformar o mundo em um lugar melhor…

GANBARIMASHOU!!!!!!

Escrito por:
AKIRA SAITO – Renshi-Shihan (Mestre) 6º Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares e Palestras: akira.karate@gmail.com
Whatsapp – (11) 98462-6797



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *