Olhar para frente

“A vida sempre nos traz surpresas a cada dia, umas boas, outras nem tanto. O importante é sabermos em qual ponto de vista olhar.”


No tempo em que vivi no Japão, meu Mestre sempre me dizia que as lutas que perdemos nos fazem aprender mais do que as lutas que vencemos. E desta metáfora tiro sempre uma forma de encarar meus problemas do dia a dia. Geralmente quando tudo vai bem, isso nos dá uma certa comodidade e fazemos muito pouco para sair desta zona de conforto. Mas quando nos deparamos com um problema ou algo que nos insatisfaz, somos obrigados a deixar a zona de conforto e seguirmos e olharmos para frente. E isto é o que eu acredito ser a forma correta para nossa evolução, olhar e caminhar para frente.

Nos últimos meses pudemos ver cenas trágicas do Tsunami que assolou o Japão e que comoveu pessoas do mundo inteiro. Mas o que se viu também, era um povo que olhava para frente e que ao invés de se lamentar pelo ocorrido, agradecia por não ter sido pior. Logo se levantava e já buscava uma forma eficiente de ser útil, deixando a tristeza e auto piedade de lado, transformando o que para muitos seria o motivo para desespero e lamentação, em motivação e força para reconstruir.

Nós seres humanos estamos todos aqui com um propósito, de melhorarmos e alcançarmos um nível de sabedoria que nos ilumine, que possamos estar em perfeita comunhão entre corpo, mente e espírito.

Somos dotados de inteligência, porém temos também muitos sentimentos baixos e que em alguns casos nos fogem do controle. A luta neste caso é conseguirmos dominar tais sentimentos baixos. Se perguntarmos, a grande maioria das pessoas apontaria como tais sentimentos, a raiva, o ódio, a ganância e arrogância, mas alguns sentimentos também fazem parte deste grupo, porém as pessoas não os levam em consideração. Um deles é a DÓ de si mesmo. Achar que sempre se é injustiçado, que tudo de ruim só acontece com esta pessoa e que o mundo lhe é hostil. Isto demonstra o lado fraco do ser humano e que temos que nos esforçar para que melhoremos.

Olhar para frente, buscar estar cada dia melhor, buscar a felicidade, no amor, nas amizades, na satisfação de concluir um grande projeto. O ser humano está na terra para melhorar e evoluir e não para sofrer.

O tamanho do obstáculo só é parâmetro para medirmos o quanto podemos ser grandes e a queda só demonstra que podemos levantar, SEMPRE!!!!!

Estarei nesta coluna todas as terças-feiras com algum assunto relacionado às artes marciais, às artes tradicionais, lazer, alimentação, enfim, tudo que possa nos motivar a sermos pessoas melhores…

GANBARIMASHOU!!!!!

Escrito por:
AKIRA SAITO – Renshi-Shihan (Mestre) 6º Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares e Palestras: akira.karate@gmail.com
Whatsapp – (11) 98462-6797



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *