Mais Esforço Por Menos Esforço

“O verdadeiro entendimento dos conceitos do Budô necessita de ser compreendido em sua forma prática paradoxal”


No Budô nada é como aparenta ser e seu entendimento pode ter significados diferentes em diversas fases da vida de um praticante. Por esta razão muitas pessoas pensam entender determinado ensinamento, sem ter comprovado na prática, sem vivência e sem experiência, o que resulta em um conceito errôneo.

Por exemplo, a máxima do Mestre fundador do Judô, Kanno Jigoro: Deve-se utilizar “o mínimo de esforço para obter a máxima eficiência”. O que muitos convenientemente entendem é que não é necessário o esforço para se obter o resultado. Paradoxalmente é exatamente o inverso. Para se obter esta máxima eficiência foi necessário muito esforço para se entender e compreender o conceito.

O esforço deve ser concentrado sempre em seu máximo, pois só a partir desta compreensão é que o praticante começará a entender a utilização do mínimo esforço para obtenção da máxima eficiência. Isto demanda um tempo considerável. No Budô podemos dizer que dez anos intensos de máximo esforço, o praticante estará pronto para “iniciar” sua fase de verdadeiro aprendizado. Ensinamentos filosóficos só farão sentido de verdade, se comprovados na prática, não pule as fases de aprendizado, pois um Mestre para obter sua sabedoria, esfolou muito suas mãos. Literalmente.

Esforce-se sempre no seu máximo em busca de seus objetivos, não pense em tomar atalhos, não dê desculpas. O desafio é igual para todos e nada é mais fácil para ninguém. Para quem quer vencer, menos significa mais.

GANBARIMASHOU!!!!!

Escrito por:
AKIRA SAITO – Renshi-Shihan (Mestre) 6º Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares e Palestras: akira.karate@gmail.com
Whatsapp – (11) 98462-6797



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *