Hierarquia

“Estar acima ou abaixo de alguém não determina algo pejorativo, e sim, seu grau de responsabilidade”


Em uma sociedade que prega constantemente a igualdade, mas sem explicar suas condições, é comum pessoas não suportarem a ideia de hierarquia, muito menos respeitá-la. Pessoas despreparadas que nunca aprenderam a obedecer, iniciam um processo de querer mandar, e isso, desencadeia a busca pelo poder, não por um bem maior que trará benefícios a todos, mas simplesmente por não entenderem nada do que é responsabilidade para com próximo. Seus interesses pessoais e as conveniências se tornam seu parâmetro de conduta.

No Budô a Hierarquia existe não para provar que um determinado praticante sabe mais ou menos, mas o quanto ele respeita esta ordem. O conceito sobre humildade é amplamente ensinado e testado constantemente e se um indivíduo não respeita a ordem de hierarquia, este não serve para um dia liderar sua arte.

Assim acontece no nosso dia a dia também, a hierarquia social e o respeito entre as pessoas parecem cada vez mais se extinguir. Talvez o fato de se achar submisso a alguém dentro de sua hierarquia, faça algumas pessoas terem uma reação de inferioridade, de humilhação. Tratam então de demonstrar sua visão de igualdade através do desrespeito e arrogância.

Devemos pensar mais em respeitar uns aos outros, que somos diferentes e que dentro da hierarquia social, todos tem o seu devido valor, respeito é palavra chave.

Cada um deve fazer a sua parte para assim transformar nossa sociedade em algo melhor!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

Escrito por:
AKIRA SAITO – Renshi-Shihan (Mestre) 6º Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares e Palestras: akira.karate@gmail.com
Whatsapp – (11) 98462-6797



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *