Há Respeito?

“De nada adianta requerer seus direitos se não se respeita o direito do próximo”


Com a modernidade, várias ferramentas surgiram para facilitar a forma de vida do cidadão. Uma destas importantes ferramentas são as redes sociais. Criadas com o intuito de aproximar pessoas, serviços, informações e dar a impressão de que o mundo é bem menor do que parece, é também uma imensa fonte de propagação de opiniões. Notícias verdadeiras e outras nem tanto, são diariamente discutidas por uma legião de pessoas.

O que impressiona é que apesar de “todas” as pessoas nestas redes sociais se posicionarem como sendo totalmente a favor da democracia, que não são racistas, que não possuem nenhum tipo de preconceito, que apoiam as causas humanistas e blá, blá, blá, a verdade é que o “respeito” não impera em nenhum instante. Pessoas tomam partido e se posicionam como se sua opinião fosse única, destratam aqueles que não concordam e com o intuito de desqualifica-lo por sua opinião contrária, utilizam sempre uma forma agressiva e pejorativa de linguajar.

Democracia significa que todas as pessoas tem o direito de ter a sua própria opinião, isso significa que ela terá que aceitar as opiniões que lhe são contrarias também. Para que isto funcione em uma sociedade é fundamental ter o “Respeito” como ferramenta de troca. Levando isto em consideração há uma pergunta: “Para você estar certo, necessariamente você precisa provar que o outro está errado?”

De nada adianta colocar uma foto colorida em seu perfil por apoiar a igualdade e atacar grupos religiosos ou pessoas que não compactuam com as mesmas opiniões, de nada adianta defender o seu direito a um estilo de música, atacando outro, não adianta defender a democracia, não respeitando a opinião do próximo e adotando um discurso autoritário. Penso que, melhor do que todas as pessoas pensarem de forma igual, seria mais prático e útil se todas as pessoas respeitassem sim as diferenças.

Assim como ensina o Budô: “Respeito acima de tudo”, talvez o mundo possa se transformar em um lugar melhor, mas cada um deve fazer a sua parte.

GANBARIMASHOU!!!!!

Escrito por:
AKIRA SAITO – Renshi-Shihan (Mestre) 6º Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares e Palestras: akira.karate@gmail.com
Whatsapp – (11) 98462-6797



One thought on “Há Respeito?

  1. Refletindo sobre “melhor do que todas as pessoas pensarem de forma igual, seria mais prático e útil se todas as pessoas respeitassem sim as diferenças.”, escritas por Sensei Akira Saito:
    assim existindo, com certeza o mundo se transformará em lugar melhor. Façamos a nossa parte!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *