Ganbatte

O segredo de todo sucesso não é ter sorte, é dar o melhor de si, para que assim a sorte esteja do seu lado…


No Japão, uma figura famosa é a do Daruma-san, uma caricatura em forma de boneco de apenas cabeça e corpo, sem braços ou pernas.  É sempre dado a uma pessoa querida para servir de símbolo de perseverança. Quando se ganha um Daruma-san, pinta-se um dos olhos e faz então um pedido, não para que o Daruma-san o realize, mas que ele o mantenha perseverante até que se atinja o objetivo, então pinta-se o outro olho como forma de agradecimento.

Diz a lenda, que Daruma-san, era um monge indiano (Dharma era seu nome) e que deu origem ao Zen-Budismo e também às artes marciais dos Templos Shaolins e sua perseverança era tamanha que por ficar imóvel tanto tempo meditando em busca da iluminação, perdeu os movimentos dos braços e pernas.

Assim é também quando dizemos “Ganbatte” para alguém, não desejamos apenas “boa sorte”, mas sim que a pessoa possa dar o melhor de si. Todos nós devemos dar o melhor em tudo que fazemos. A vida foi feita para que possamos crescer, evoluir, por isso não podemos desperdiça-la não nos esforçando, seja por preguiça, desculpas ou mesmo por indecisão.

Devemos viver todos os dias, todos os instantes, um futuro baseado no presente, nos esforçarmos para sermos o melhor que podemos ser hoje, agora, no que estivermos fazendo.

Nossas ações e atitudes são o que realmente nos pertence, sermos honrados e dignos com nossos objetivos e podermos nos orgulhar depois de termos dado o máximo, todos devem fazer a sua parte.

A todos que buscam um mundo melhor e se tornar também um ser humano melhor…

GANBARIMASHOU!!!!!

Escrito por:
AKIRA SAITO – Renshi-Shihan (Mestre) 6º Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares e Palestras: akira.karate@gmail.com
Whatsapp – (11) 98462-6797



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *