Fazer com o Kokoro

No Japão há algumas palavras que ao traduzir para o português ficam um pouco, vamos dizer incompletas. Uma destas palavras é “Kokoro”, que aqui pode ser traduzido como Alma, Espírito ou Sentimento. E tudo que se faz no Japão tem que se ter Kokoro.

Que a comida japonesa tem inúmeros benefícios, isso acredito que hoje todo mundo já sabe. Queria abordar, no entanto, o fato de que não é só por causa dos alimentos saudáveis. Um bom restaurante japonês leva em conta também alguns aspectos de etiqueta tradicional e ensinamentos que envolvem a própria cultura japonesa.

Alguns detalhes muitas vezes passam de forma imperceptível para a maioria dos frequentadores, mas vale a pena citar aqui. Acredita-se que a comida tenha energia e que parte dela vem da pessoa que a preparou, por isso é imprescindível que a pessoa prepare os pratos com a melhor energia possível. O kome (arroz) é considerado pelo povo japonês como o alimento sagrado dos Deuses de fator essencial, por isso nunca deve ser desperdiçado, nem que seja um único grão. O waribashi (hashi descartável) vem grudado em uma das extremidades para provar que nunca foi utilizado por outra pessoa e, portanto, sua higiene. Nunca descansar o Hashi na horizontal em cima da sua tigela ou espetá-lo na comida, pois dentro da etiqueta japonesa, estes são gestos muito mal vistos, o correto é colocar o hashi em cima de um hashioki, um pequeno descanso para hashi. Em um sushi-ya (restaurante especializado em sushi) o perfeccionismo japonês está presente também na vitrine, onde os peixes que são servidos estão ali para que o cliente tenha a certeza de seu frescor, inclusive sendo cortado e preparado na sua frente. Um bom restaurante se atenta ao fato de não apenas servir a comida, mas também ensinar e compartilhar da cultura japonesa, inclusive ensinando alguns aspectos da etiqueta.

Há muitos restaurantes japoneses que pensam desta forma e contribuem de forma ativa para a divulgação e manutenção das tradições japonesas, não colocando apenas o fator “lucro” como prioridade. Acrescentam “Kokoro” em seus pratos, tornando-os diferenciados e ensinam seus funcionários sobre estes aspectos. Podemos usufruir desta maravilha gastronômica saboreando cada prato, podendo com alegria degustar e apreciar a beleza que acerca cada etapa do preparo, aprendendo a etiqueta e as muitas curiosidades da cultura japonesa.

Hoje existem muitos bons restaurantes, mas vou citar aqui alguns que indico, por causa do “kokoro” no preparo de seus pratos:
– São Paulo: Guinza Sushi – Alameda Jaú, 540 – Jardim Paulista – www.guinzasushi.com.br – Segunda a sábado – Almoço e jantar

– Peruíbe: Restaurante Irashai – Rua dos Pescadores, 42 – Centro – Segunda a sábado almoço – Terça a domingo – Jantar

– Londrina: Hot and Roll Japanese Food – Shopping Catuaí – Rodovia Celso Garcia Cid, km 377 s/nº – Loja E-90 – www.hotandroll.com.br – Aberto todos os dias


Deixo aqui meu agradecimento especial ao senhor Kaoru Nishimori que contribuiu com seus valiosos ensinamentos sobre a arte da culinária japonesa.


Vamos todos nos esforçar para nos tornarmos seres humanos melhores para um mundo melhor!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

Escrito por:
AKIRA SAITO – Renshi-Shihan (Mestre) 6º Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares e Palestras: akira.karate@gmail.com
Whatsapp – (11) 98462-6797



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *