Copa Das Copas

“Um País se faz com Homens e Livros – Monteiro Lobato”


Esta semana se inicia o que deveria ser o maior evento esportivo em nosso país, o que nos encheria de orgulho. Poderíamos mostrar as maravilhas de nossa Pátria, as belezas naturais, as nossas belas edificações, monumentos, museus, boa gastronomia local e internacional, enfim, tudo o que um evento deste porte pode trazer de bom ao país anfitrião. Mas, infelizmente não é isso o que vemos, e sim protestos, violência, desorganização, corrupção, falta de compromisso, interesse político, corrupção (não, não errei, este deve ser lembrado várias vezes), superfaturamento, enfim, tudo o que há de ruim e que não gostaríamos que existisse, estará sendo compartilhado com o mundo todo.

Que fique bem claro que a culpa não é do futebol, dos jogadores, da Fifa ou qualquer outro esporte, a culpa neste caso é de uma má conduta política e que o povo insistentemente não combate e que por meio de eleição, contribui cada vez mais. Existe um problema de individualismo e conveniência que impossibilita qualquer luta conjunta por um único ideal. Os protestos, por exemplo, lutam sempre por um objetivo isolado e simplesmente ignorando o objetivo de outro protesto, às vezes no mesmo dia e horário, o que torna a vida de outras pessoas um caos. Que o Brasil não teria possibilidade de sediar tal evento, muitos já sabiam (não por falta de capacidade, mas sim, por falta de uma estrutura capaz de combater interesses próprios, superfaturamento, corrupção, falta de organização e planejamento) e mesmo assim, na época a grande maioria comemorou como se ganhássemos o hexacampeonato.

Todos nós deveríamos estar realmente torcendo pela nossa Seleção, satisfeitos com o fato de sermos o país sede de tão importante evento. Uma pena que não. Torcerei pela Seleção, mas não satisfeito com a administração de nosso país. Espero apenas que todos os gritos que entoavam “Saúde, Educação, Segurança, Combate à Corrupção” estejam presentes também nas eleições. Que o povo utilize o que está cobrando das autoridades, para cobrar a si mesmo. Vá atrás de informações, se eduque para poder escolher um candidato melhor e cobrar as ações de seus governos.

Uma pena que tudo acabará como sempre em nosso país. Pagará a conta aquele que não tem nada à ver. Os turistas, estrangeiros principalmente que não entendem a situação do país, acabarão por serem seriamente prejudicados com toda a situação e em todas as esferas.

Sejam bem vindos ao Brasil, que apesar de todos estes problemas acabará sendo a “Copa das Copas” de uma forma ou de outra.

Vamos pelo menos fazer a nossa parte como cidadão do bem e educados, para que a Copa não seja ainda pior, pois os outros não têm nada a ver com os nossos problemas!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

Escrito por:
AKIRA SAITO – Renshi-Shihan (Mestre) 6º Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares e Palestras: akira.karate@gmail.com
Whatsapp – (11) 98462-6797



One thought on “Copa Das Copas

  1. Palavras sensatas de Akira Saito Sensei.
    Infelizmente, nesta Copa, não está existindo alegria geral por razões diversas. Mas aos visitantes devemos dar recepção – carinhosa como a conhecem – porque não são responsáveis pelos problemas internos.
    Queira Deus que nossos Atletas sejam Campeões novamente!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *