Certo e Errado

“A dignidade não está apenas em fazer tudo o que é certo, mas sim em não fazer nada que é errado.”


Hoje se discute muito sobre democracia e o direito que as pessoas têm de fazer o que desejam. O que parece é que a maioria se esquece do fato de que em uma sociedade civilizada existem regras. As regras precisam ser seguidas e é preciso ter consciência de que apenas as coisas certas trazem benefícios comuns a todos. Enquanto as pessoas pensarem de forma conveniente, infelizmente continuaremos a colher sempre estes mesmos resultados ruins.

Desde criança aprendi que um ato errado é sempre errado, não importando o tamanho e nem o valor. De que roubar R$1.000.000,00 ou uma bala é a mesma coisa, o que importa é o ato errado. No tempo em que vivi no Japão pude observar este pensamento de perto e lá é considerado um país de primeiro mundo exatamente por que a sociedade contribui de forma benéfica com seus atos.

Aqui, infelizmente as pessoas param na fila dupla de carro, simplesmente porque convenientemente dizem estar com pressa e só é para deixar ou pegar o filho na escola. Pensamentos errados e egoístas como este só geram problemas para a sociedade em geral, como uma bola de neve.

Penso que deveríamos nos propor um desafio: Eliminar um ato errado por semana, por menor que pareça ser o erro. Não furar a fila, não fechar o cruzamento, não jogar nenhum tipo de lixo na rua e não levar algum tipo de vantagem do jeitinho brasileiro. Pensando menos em si mesmo e mais no coletivo ajudando a sociedade em que se vive de forma geral.

Quem sabe assim possamos tentar melhorar o mundo em que vivemos, transformando-o em um lugar melhor, com um convívio melhor, com seres humanos melhores!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

Escrito por:
AKIRA SAITO – Renshi-Shihan (Mestre) 6º Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares e Palestras: akira.karate@gmail.com
Whatsapp – (11) 98462-6797



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *