Aventura No Japão – Parte 4

Bom, este é o último artigo que faço aqui do Japão, um país de beleza excepcional e cheio de conceitos admiráveis.

Saí de Tokyo e pela janela do trem bala (shinkansen) observo a transformação de uma cidade cheia de luzes e que parece não dormir, para uma paisagem mais tranquila e que parece estar voltando no tempo. Chego em Hamamatsu, que também é uma grande metrópole dentro da Província de Shizuoka e sua estação já é nitidamente identificada, com suas flores alegrando o ambiente.

Em Hamamatsu, que é uma cidade que morei por cinco anos no passado, o sentimento de reencontro é inevitável. Muitas lembranças de um lugar de oportunidades para muitos brasileiros que aqui viveram e vivem até hoje. Inclusive com restaurantes e lojas especializadas em produtos do Brasil.

Chegando na cidade de Sagara (que agora faz parte de Makinohara-shi) posso perceber os efeitos de uma preocupação que antes não era tão temida, o Tsunami. Barragens e placas com alerta sobre o Tsunami estão por todas as partes que dão acesso à praia. Conversando com amigos, esta preocupação afetou de certa forma também a economia local. Moradores que tiveram oportunidade se mudaram e muitas empresas e comércios fecharam suas portas. O local que era antes muito procurado por suas praias pelos turistas, hoje contabiliza exatamente o efeito inverso.

Akira Saito e Konomoto Sensei

É nesta cidade que mora meu Mestre e que devo tudo que tenho, inclusive a oportunidade de escrever este artigo. Poder reencontrá-lo depois de dezoito anos, é uma sensação indescritível. Apesar de sua idade (90 anos) e a dificuldade em se locomover, sua mente está intacta e muito produtiva. Neste período de dezoito anos, ele escreveu cinco livros e diversas matérias para revistas especializadas em Budô (Caminho Marcial). Poder estar no local onde tudo começou trás à mente várias imagens do passado e uma grande alegria, um sentimento de felicidade e de cumprimento do dever.

Hoje estou na cidade de Fuji-shi, pensei que poderia fechar o artigo com uma bela foto do Monte Fuji, mas as forças da natureza estão sempre aqui para nos lembrar que na verdade nossas vontades são muito pequenas perante sua grandeza, pois hoje e amanhã um Taifu (furacão) está bem em cima de nós.

Fecho o artigo sem a foto que gostaria, mas feliz e agradecido por mais esta benção e oportunidade de poder sempre contribuir para que um dia o mudo se transforme em um lugar melhor!!!!!

GANBARIMASHOU e até o próximo artigo no Brasil!!!!!



Escrito por:
AKIRA SAITO – Renshi-Shihan (Mestre) 6º Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares e Palestras: akira.karate@gmail.com
Whatsapp – (11) 98462-6797



One thought on “Aventura No Japão – Parte 4

  1. Parabéns de colher o Bem que plantou, Sensei Akira Saito?: por ter se aprimorado, se elevou a Renshi-Shiran, sendo dessa forma um dos 3 brasileiros convidados entre 54 do mundo inteiro ao “Seminário para Mestres de Karate-do Goju-ryu da International Karate-do Goju-kai Association”.

    E ai, no Japão, além dos objetivos, ao poder se reencontrar com o Mestre após 18 anos, penso que – lhe dar alegria das mais sentidas – deve ter sido momento dos mais importantes reciprocamente.

    Essa história é lição e incentivo para todos. GANBARIMASHOU!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *