Aprender, Praticar, Ensinar

“Aquele que pensa em ensinar pensando que já sabe, talvez perca uma grande oportunidade em praticar o que aprendeu”


O mundo moderno nos faz pensar de forma mais rápida e também a agir e exigir esta velocidade. Nada de errado em relação à maioria dos assuntos, porém existem outros em que a necessidade de vivência e maturidade não pode ser esquecida. No Budô (Caminho Marcial), por exemplo, um Sensei é chamado desta forma porque considera-se que o que ele ensina, é antes de tudo um conhecimento teórico comprovado na prática, na sua vivência. Não é apenas uma experiência baseada em teorias de outras pessoas, e sim, que houve no decorrer de sua vida de prática, suas próprias experiências que comprovaram o fator teórico do início.

Um exemplo prático é que uma pessoa não conseguiria ensinar uma técnica avançada à outra pessoa sem ter conseguido ensinar uma técnica básica a uma criança. E as nuances básicas só são repassadas de forma correta por uma pessoa que as praticou exaustivamente, tendo como experiência a memória corporal. Um dos segredos do Budô é exatamente o paradoxo, por isso, uma teoria sem uma vivência, sem uma comprovação por anos de prática, sem os erros em busca dos acertos, será apenas uma teoria. E se tratando de Budô (Caminho Marcial) uma teoria sem eficácia, não servirá para absolutamente nada.

Antes de pensar em ensinar, de querer ensinar, pense em praticar, treinar exaustivamente em busca de respostas, em busca da correção de seus próprios erros.

Talvez o mundo moderno precise de mais pessoas que queiram realmente aprender e se aperfeiçoar e menos pessoas que pensam saber e demonstrar sua ineficácia ensinando.

GANBARIMASHOU!!!!!

Escrito por:
AKIRA SAITO – Renshi-Shihan (Mestre) 6º Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares e Palestras: akira.karate@gmail.com
Whatsapp – (11) 98462-6797



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *