Apego Ou Desapego

“Muito se diz, mas pouco se faz, o importante é ter equilíbrio e bom senso”


Dizemos que no Budô (Caminho Marcial) tudo é um paradoxo, e no caso da Lei do Desapego não seria diferente. O Ser Humano necessita de doutrina, de busca, de sabedoria, de instrumentos de lapidação para que possa evoluir, seja no âmbito físico, mental ou espiritual. A busca traz com ela também as recompensas, as evoluções, e consequentemente a satisfação pela obtenção de tal poder, isto também pode ser no âmbito físico, mental, espiritual e também material, causando naturalmente o apego.

O fato é que você pode vir de uma doutrina onde o desapego é praticado desde sua essência e aprender a “Ter sem Ter” ou vir de outra doutrina onde se busca exatamente o oposto, de conquista, onde o “Ser acaba se convertendo também em Ter”. Ambas podem evoluir para o desapego total, porém é preciso equilíbrio, bom senso e também sabedoria para não transformar um conceito em algo conveniente. Da mesma forma que é fácil pregar o desapego, por alguém que nunca possuiu nada, também é fácil criticar o apego, por alguém que nunca se sacrificou para ter tudo que possui. Muitas pessoas utilizam “falsamente o desapego” por ficar mais cômodo a sua falta de evolução, para justificar a sua “preguiça” em sair de sua zona de conforto, enquanto outras criticam o apego, mas sempre tiveram de tudo de forma fácil e nunca tiveram que se sacrificar para realmente conseguir seus objetivos.

O importante é que o Desapego seja algo verdadeiro, que traga equilíbrio e que eleve sua condição espiritual.

Sempre vejo a imagem de meu Mestre como referência a esta questão: “Uma pessoa simples, sem nenhum tipo de ostentação, não se importava em utilizar sua faixa de graduação em aula, um desapego aparentemente total. Mas isso vem de uma vida dedicada à Arte, de uma graduação máxima do estilo, de várias posições de liderança e de poder no decorrer deste trajeto. Quer dizer, primeiro teve que Ter para depois, praticar o desapego de forma verdadeira”.

Por um mundo com menos apego às coisas que não nos trarão felicidade!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

Escrito por:
AKIRA SAITO – Renshi-Shihan (Mestre) 6º Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares e Palestras: akira.karate@gmail.com
Whatsapp – (11) 98462-6797



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *