Companhia Fujima de Dança Clássica Kabuki
Fuji – é uma pequena flor de cor roxa, de uma trepadeira, que cresce em volta do matsu no ki (pinheiro), representando longevidade, apresentando um contraste entre a pequena flor, Fuji, envolta no imponente pinheiro Matsu.
Ma – de matsu no ki, um pinheiro japonês que cresce impotente com uma beleza singular, e que dá flor apenas uma vez a cada cem anos.
A Escola Fujima foi fundada no Japão, em 1733 e está hoje sob o comando do seu sexto Iyemoto.
No Brasil, está presente desde 1961, sob o comando da professora e diretora geral Yoshio Fujima, que já tem profissionais no Brasil e na Argentina sob sua responsabilidade, somando-se aos profissionais já formados no Japão.
Nos seus 64 anos de atividades no Brasil, a Cia. de Dança Clássica Fujima vem se destacando não só na formação de talentos, mas principalmente no aumento de apreciadores para esta tradicional arte japonesa, entre os brasileiros de várias regiões do país.
Nesse sentido, além de centralizar as atividades na sua matriz dentro da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, localizada no bairro da Liberdade, em São Paulo, atua também em Santo André, Mogi das Cruzes, Suzano, Santos, Maringá e Umuarama.
A Cia. conta também com uma estrutura própria de apoio para maquiagem, vestimentas (kimonos, perucas, acessórios e instrumentos) e cenários.
O Aprendizado da Dança Clássica Kabuki, proporciona o ensino de valores sociais muito importantes: respeito mútuo, integridade, dedicação, perseverança, sensibilidade, respeito a natureza, trabalho em equipe, uso do corpo como meio de comunicação, e muitos outros valores que irão sendo ensinados ao longo da aula.
Entre os eventos realizados pela Cia. Fujima, no Brasil figuram:
Os festivais mais completos em termos de produção, desenvolvidos a cada 3 anos com a participação de artistas e staff de convidados do Japão.
Os festivais de Ano Novo é um dos mais populares e conhecidos na colônia, acontecendo sempre no primeiro domingo do ano, na Sociedade brasileira de Cultura Japonesa.
muito bonito e interessante