Logo depois que comecei a fotografar, lembro que de ter ido em um lugar com vários espelhos e ter comentado todo empolgado que dava para fazer várias fotos legais e meu amigo, que também era fotografo, respondeu enfaticamente: “Fuja dos espelhos!!!”. Estranhei a resposta e perguntei o motivo e ele respondeu: “É muito ruim fazer fotos com espelhos! O Flash sempre reflete e mesmo jogando ele para trás a iluminação fica estranha.”. Perguntei se mesmo de dia seria tão ruim assim, já que tendo uma iluminação boa, não precisaria de flash e daria para fazer alguns jogos de imagens bem legais e ele respondeu que dependendo da luz, daria sim, mas que eu precisaria tomar cuidado pois o fotografo nunca deveria aparecer na foto.
Fiquei com aquilo na cabeça e evitava os espelhos sempre que possível, mas em um dia de 2013 fui convidado pelos Saito Brothers para fazer uma sessão de fotos para eles e na sala tinha um espelho que pegava praticamente a sala inteira.
No começo me sentia desconfortável e intimidado com a presença do espelho, mas aos poucos fui me soltando enquanto eu fazia algumas fotos de teste. Abaixo estão algumas fotos feitas neste dia:
Com o tempo fui me arriscando a fazer uma foto ou outra nas festas ou eventos que apareciam, e sempre recebendo dicas dos fotógrafos com os quais trabalhava.
Infelizmente não tenho as fotos comigo para mostrar a evolução igual fiz nos textos “Em Busca Da Foto Perfeita” e “A Velocidade da Maquina” porque estava trabalhando para outros fotografos, mas abaixo estão algumas fotos que fiz neste ano na Saito Academy, a academia do nosso colunista Akira Saito.
Aproveitei a experiência adquirida ao longo dos anos e compus as imagens da forma que certos detalhes só podem ser vistos através do espelho.
Uma coisa que sempre tive em mente desde 2013 quando comecei a fotografar com espelhos é o princípio básico do Espelho Plano que aprendi nas aulas de Física do Ensino Médio, que é: “A distância de uma pessoa até o espelho é a mesma distância do espelho até o reflexo da pessoa dentro do espelho.” (Até hoje acho isso impressionante!!!)
Claro que quando fotografamos um cenário, ele sai de um ambiente em 3D e vira uma imagem chapada em 2D, principalmente se imprimirmos a foto em uma folha, e ficando difícil de perceber esse principio básico do Espelho Plano. Mas para que isso não aconteça é importante trabalhar as linhas de força na composição da imagem, conforme expliquei no texto: “Noção de Profundidade.”
Em umas das fotos útilizadas nesse artigo está mais fácil de perceber este princípio. Vocês conseguem me dizer qual é?
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Chibbas
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