“Estar de bem, fazer o bem, faz bem”
Uma das coisas que mais me impressionava no meu Mestre, em todo o período em que convivi com ele no Japão, era a sua simplicidade. Dono de uma das maiores graduações que alguém poderia alcançar na arte, nunca se mostrou superior a ninguém, nem em sua fala, nem em suas ações. Esta humildade verdadeiramente demonstrada na prática, não em teoria, é o que sempre me incentivou a buscar esta evolução mental e espiritual que a arte pode lhe proporcionar. Digna de um verdadeiro “Mestre” sua Sabedoria se demonstrava também em seu tom de voz. Sua cordialidade para com as pessoas era algo impressionante. Sem precisar de bajulações ou palavras de incentivo para com os alunos, fazia com que o entendimento fosse algo fácil de aceitar, algo fácil de compreender.
Penso sempre em que o objetivo de evolução de uma arte se faz pela técnica e que esta ferramenta auxilia a evolução do ser humano que a pratica. A humildade é algo que transita na boca de todo e qualquer praticante de artes marciais, mas que pouco é demonstrado em ações verdadeiras. O respeito e a cordialidade para com o próximo é fator primordial para uma arte que busca o aprimoramento do cidadão a ser útil para sua sociedade.
Ser cordial não é apenas para com os “outros”, mas também é estar de bem consigo mesmo. O mundo não precisa ser pior do que ele realmente é. Tudo depende de sua perspectiva e o que as outras pessoas têm realmente de responsabilidade por seus problemas. Ser cordial faz bem principalmente a si mesmo.
Juntos podemos transformar a sociedade em que vivemos em um lugar melhor e mais justo, mas cada um deve fazer a sua parte!!!!!
GANBARIMASHOU!!!!!
Escrito por:
AKIRA SAITO – Renshi-Shihan (Mestre) 6º Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares e Palestras: akira.karate@gmail.com
Whatsapp – (11) 98462-6797
Oss!