Vira e mexe falo aqui um motivo pelo qual gosto de fotografar a Cultura Japonesa. Dentre vários, um deles é a riqueza de detalhes nas roupas.
Na foto abaixo, por exemplo, acho muito legal poder ver a diferença de texturas em cada parte do Kimono, as flores em relevo, o dourado do leque mudando conforme a luz…
Já nessa segunda foto a roupa parece mais simples, mas tanto no Hakama (Se pronuncia Rakamá), quanto no Dogi (Se pronuncia Doguí) e no Leque parecem que tem relevo neles. E tem os detalhes do Jiban (Se pronuncia Djiban) aparecendo levemente na gola e na manga do Dogi.
Mas uma das minhas roupas preferidas de fotografar é a da foto abaixo. Ela é bem simples em detalhes se compararmos com a roupa da primeira foto, mas eu gosto de fotografá-la por causa do desafio! Ela é branca, transparante e com folhas brancas estampadas nela. Geralmente a iluminação do lugar não é muito boa, então ou eu deixo a velocidade do obturador mais baixa para a foto ficar clara e consequentemente borrada, ou eu aumento a velocidade para congelar a imagem e consequentemente ela fica mais escura. Quem acompanha os meus textos a algum tempo já sabe que dificilmente eu escolheria a primeira opção. O problema de escolher deixar a foto mais escura é que se você errar na mão, pode ser que nem edição salve a foto. E como a roupa é toda branca e com detalhes brancos, é fácil de perder grande parte da transparência e dos detalhes na edição!
Por causa desses motivos é que comecei a me importar com detalhes das roupas como os dobras, vincos e até os fios de cabelo das pessoas. Digo isso porque existem fotógrafos que não se importam com esses detalhes. Não estou falando que eles estão errados, eles não estão! Mas é tudo uma questão de gosto estético das fotos. Na foto abaixo utilizei um estilo de edição que é comum entre alguns fotógrafos com os quais conversei. Não é exatamente como cada um editaria, mas se fosse possível fazer uma “média”, seria esse o resultado:
Reparem que o cabelo está bem escuro e não da para ver tanto os fios de cabelo. E reparem nas dobras do Kimono no braço direito e nas costas, algumas perdem um pouco a profundidade, principalmente no braço. Sinceramente acho esse tipo de foto bonita, mas não é o que eu gosto para as minhas fotos. Agora reparem na foto abaixo:
Comparem a diferença entre o cabelo das fotos, os fios estão mais aparentes na segunda. Agora comparem as dobras do Kimono no braço direito e nas costas, elas estão com um pouco mais de evidencia e profundidade. Novamente, a edição da primeira foto não está errada! Conheço pessoas que gostam tanto de uma quanto a outra! Só estou mostrando a diferença no registro dos detalhes.
Já ouvi de alguns fotógrafos que perco muito tempo me preocupando com esses detalhes que ninguém repara, que é coisa de fotografo reparar nessas coisas e para o restante das pessoas tudo isso passa batido. Talvez até passem batido, mas acredito que esses detalhes fazem a diferença na foto como um todo, mesmo que a pessoa não repare neles.
Escrito por:
Chibbas
Site: www.chibbas.com
Facebook: www.facebook.com/ChibbasPhotography/
Instagram: www.instagram.com/chibbas_photography
E-mail: chibbas@gmail.com
Whatsapp – (11) 99941-2096