O 44º Keiroukai – Dia de Respeito aos Idosos – foi realizado em 16 de setembro de 2018 pela Renmei-Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro com apoio da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro e da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, no salão desta à Rua Cosme Velho, 1166. Após os hinos nacionais do Brasil e do Japão foi dedicado um minuto de silêncio aos imigrantes japoneses falecidos.
Sendo mestre de cerimônia Mari Fujiwara, voluntária sênior da JICA, fizeram suas saudações Takashi Mori, presidente da Renmei, Minoru Matsuura, presidente da Rio Nikkei, cônsul-geral do Japão Yoshitaka Hoshino, Sohaku Bastos, presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão, Kiyoto Hikichi, diretor da Escola Japonesa do Rio de Janeiro. Alunos da Escola Japonesa e da Escola Modelo de Língua Japonesa, instituições do Rio de Janeiro, encantaram o público com apresentação de Eisa, dança tradicional de Okinawa. Mari Fujiwara leu os nomes de 186 idosos a partir dos 80 anos no Estado do RJ, que foram agraciados com lembrança. Takashi Mori entregou presentes especialmente às Toki Urata, 104 anos/Rio de Janeiro, e Fumiko Shinigawa, 100 anos/Itaguaí, que foram recebidos respectivamente por Harumi Urata/filha e Shoji Watanabe, diretor da Renmei. Makoto Tsumori, de vida dedicada à Funchal, agradeceu como representante da Melhor Idade. Os Vencedores do 39º Concurso de Oratória da Renmei foram ouvidos atentamente: Emily Neves da Silva, “Watashi ni tsuite”, categoria Speech Criança, e Maurício Neto Martins, “Watashi ni totte no ongaku”, categoria Speech Adulto, que são alunos do Nihongo Gakko de Petrópolis.
Os sushis, pirão de peixe e sobremesas ganharam elogio geral: foram feitos com carinho pela Hinata Buffet/Equipe Mayumi Muto.
Com o apresentador Walter Yoshida, vice-presidente da Renmei, seguiram-se aplaudidos números do cantor japonês Noboru Fujita (transmitindo vibrações da Verdade, do Bem e do Belo através da Arte) e da cantora lírica japonesa Miho Hichiki (estudos na Lírica Italiana Ópera de Tokyo). Canções do Japão foram entoadas pelo Coral Rio Nikkei, regido pela maestrina Jorgina Pires Martins (soprano do Theatro Municipal do Rio de Janeiro), com acompanhamento da pianista Regina Lacerda. Noboru Fujita encerrou a comemoração com “Tokyo Ondo” com adesão da platéia dançando. Como acontece nos finais de eventos, todos ajudaram na arrumação: inclusive o jovem Sota Hoshino, filho do cônsul-geral, que durante estada no Rio colaborou principalmente no takoyaki com a mamãe Madoka Hoshino; naquele dia retornava ao Japão para ingressar na Jouchi Universidade de Tokyo. Que seja muito bem sucedido!!