Realizado pela Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil, aconteceu nos dias 18 e 19 de Agosto no Parque da Água Branca em São Paulo, o 7º Tosa Matsuri – Festival Brasil-Japão. Com lugar no calendário de eventos da Prefeitura de São Paulo e do Estado de São Paulo, esse ano o evento também participou do calendário de eventos da comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil.
Com um novo layout, esse ano o evento contou com os dois palcos dentro da arena do Parque da água Branca trazendo assim uma maior integração ao diversificado público que o Festival consegue abranger, que vão desde pessoas à procura de conhecer mais sobre a cultura e a gastronomia japonesa, à apreciadores de artes marciais, cosplayers, famílias e frequentadores do Parque. Com um público de mais de 68 mil pessoas, o evento contou com pessoas de todas as partes da cidade de São Paulo como Vila Matilde, Pirituba, Interlagos e Santana. E também com pessoas de outras cidades como Osasco, São Caetano e São Bernardo.
Além das já esperadas apresentações como Radio Taissô, Rizumu Kenko Taissô, Desfile Lolita, Artes Marciais, Bandas e Cantores consagrados, o evento contou com diversos tipos de workshop como Dança Yosakoi tipica da província de Kochi, de Taiko, de Mangá, de Aikido, de origami, entre outros. E também contou com espaço infantil, espaço Tokusatsu, batalha campal, exposição de Lego e video-games disponíveis para todo mundo jogar.
A cerimonia de abertura contou com presença de diversas autoridades politicas da Prefeitura e do Estado de São Paulo, representantes da Cavalaria da Polícia Militar, do Parque da Água Branca, de entidades da Comunidade Japonesa no Brasil e também com a presença do Cônsul Satoshi Morita, o qual teceu belas palavras sobre o evento e demonstrou alegria ao falar que a Cultura Pop Japonesa, incluindo o Cosplay, está se espalhando rapidamente por diversos países. Ao final da abertura a Comissão Organizadora e o Kochi Kenjinkai homenageram os vereadores George Hato, Ota, Rodrigo Goulart e Milton Ferreira. E fizeram o tradicional “Kagami Biraki” (quebra do barril) para trazer boas energias ao Festival.
Esse ano a tradicional Parada Taiko contou com um formado diferente devido à comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil e teve apresentação individual de cada grupo participante, que foram: Tenryu Wadaiko, Sakura Fubuki Taiko, Acal Taiko, Nica Taiko, Kaito Taiko e Ikkon Wadaiko.
Com seu lugar cativo entre os cosplayer o evento encerrou o segundo dia com a Seletiva Cosplay World Master Brasil e a apresentação da Banja Gaijin Sentai, a qual fez o lançamento seu CD “Transformação” durante o 7º ToSa Matsuri, o que trouxe bastante alegria para todos os fãs da banda e a Comissão Organizadora do evento.
Podemos dizer que o novo layout do 7º ToSa Matsuri foi um grande sucesso, aumentando a possibilidade de crescimento do evento, e que estamos ansiosos pelas novidades da próxima edição. Parabéns ao Presidente da Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil, senhor Arnaldo Kenichi Katayama, ao Presidente da Comissão Organizadora do To-Sa Matsuri, senhor Fabiano Shiokawa e a todos os envolvidos e voluntários, pelo belo trabalho.
CLIQUE AQUI PARA VER E CURTIR A GALERIA DE FOTOS: 7º To-Sa Matsuri |
---|