Recorrendo a inúmeros especialistas das ciências do desporto e socorrendo-se de factos concretos, o autor analisa as características de um desporto pós-moderno e mostra a existência do fosso entre os ideais proclamados por este e a realidade visível no espetáculo desportivo.
Os mitos que envolvem o desporto e os inúmeros paradoxos que nele existem dão-nos nota da hipocrisia que habita o mesmo e da forma como somos manipulados nas nossas opiniões.
Já não há dúvidas para a ambivalência do desporto: existem no mesmo valores e perversidades. Mortes, suicídios, lesões vitalícias, doping, exploração infantil, corrupção, fraude e violência são uma constante.
E são as ambiguidades do desporto que nos levam aos motivos por que são difíceis os valores éticos no desporto…
É evidente que o desporto se encontra debaixo de fogo!
Sobre o Autor:
ARMANDO NEVES DOS INOCENTES
Licenciado em Ensino de Educação Física e Mestre em Gestão da Formação Desportiva, tendo defendido em 2002, na Faculdade de Motricidade Humana, uma tese subordinada ao tema “A Violência na Prática Desportiva Infanto-Juvenil”.
Detém um percurso profissionalmente diversificado, alternando a docência com outras funções: de 1982 a 1984 desempenhou o cargo de Coordenador Concelhio de Educação Física em Mafra e de Sintra; de 1992 a 1997 lecionou no Instituto Adolfo Coelho; no ano seguinte exerceu funções técnico-pedagógicas no Centro da Área Educativa da Grande Lisboa; durante três anos lectivos, de 2003/04 a 2005/06, foi responsável pela disciplina de Filo-Ontogénese da Motricidade, da Aprendizagem e da Sensibilidade no Instituto Piaget, em Almada.
Treinador de Karate desde 1984, desporto em que se iniciou em 1973, é neste momento cinto negro 5º Dan e Treinador de Grau 4. No 1º Campeonato Nacional da FPKDA sagrou-se vice-campeão nacional de kumite, em 1987. Foi treinador da selecção nacional feminina de kumite que participou nos Campeonatos Europeus de Goju-Ryu em 1991 (1º lugar por equipas) e em 1993 (uma medalha de ouro individual).
Representa desde 2001 a Okinawa Goju-Ryu Karate-Do Kyokai e é Presidente da Portugal Goju-Ryu Karate-Do Shinkokai. Entre 2007 e 2009 foi Secretário da Direcção e Director do Departamento de Formação da FNK-P.
Autor do livro “Da Ética Desportiva às Perversidades no Desporto”, possui vários artigos sobre violência na prática desportiva, ética, sociologia e pedagogia do desporto publicados em revistas da especialidade.
Comprem o livro em: http://www.primebooks.pt/produto/o-desporto-debaixo-de-fogo-entre-valores-e-perversidades