Carismático e comunicativo, Akiyoshi Shikada conhecia os integrantes da comunidade pelos nomes e cargos: assim os apresentou a personalidades que visitaram o Rio de Janeiro. Como presidente da Renmei-Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro conclamou brindes ao imperador do Japão nas comemorações de aniversário realizadas pelo Consulado Geral do Japão. Foi Shikada san, como era chamado, que agradeceu a Shinzo Abe a visita à comunidade, horas antes do comparecimento do primeiro-ministro no encerramento das Olimpíadas Rio 2016.
Formando casal admirado, Sanae Shikada acompanhou o marido em incontáveis eventos, sempre disposta e gentil: ora como querida primeira-dama, ora de avental preparando iguarias japonesas.
A esposa, as filhas Lenise e Carla, as netas Amanda Mayumi/pai Paulo de Oliveira e Rafaela/pai Katusuke Ikeda, genro Mauro Sérgio Pessoa receberam imenso carinho dos amigos: na Rio Nikkei, em 27 de maio após culto pelo pastor Shinji Kanno da Igreja Holiness de Niterói; da mesma forma ao término da missa em 1º de junho de 2018, na Igreja Nª Srª da Glória do Largo do Machado. Akiyoshi Shikada, Exemplo & Estímulo, viverá pelos seus belos feitos nos corações, nas obras, nos ensinamentos.
Síntese biográfica de Akiyoshi Shikada por Katusuke Ikeda: “Nascido em 1936, imigrou para o Brasil em 1957 com 22 anos. Casou com Sanae Teresinha em 1966 e teve as filhas Lenise e Carla. Começou a frequentar o Rio Nikkei em 1986, sendo presidente de 1991 até 1996. Foi presidente da Renmei desde 2001 até hoje. Atividades: * Idealizou e capitaneou a aquisição e construção da atual sede da Associação Nikkei, bem como da Escola Modelo da Língua Japonesa do Rio de Janeiro. * Participou ativamente do projeto e construção do Jardim Japonês no Jardim Botânico em homenagem ao Centenário do Tratado de Amizade entre Brasil e Japão (1995). * Participou como presidente de diversas comissões das quatro entidades para organização e realização de diversos eventos em função das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. * Foi contemplado com Medalha Pedro Ernesto junto à Câmara Municipal do Rio de Janeiro; por ocasião do Centenário da Imigração Japonesa em 2008 com Medalha Tiradentes na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e Medalha do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil no Palácio do Planalto/Presidente Luís Inácio Lula da Silva; Comenda Ordem de Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta da Família Imperial do Japão em 17 de junho de 2009. * Recebeu inúmeras celebridades e autoridades japonesas, dentre elas membros da família imperial do Japão, embaixadores e ministros. * Incrementou as diversas festividades da Renmei, como Festa do Japão, Feira da Providência, Rio Matsuri, entre outras. Faleceu no Rio de Janeiro em 27 de maio de 2018.”