Quando voltei a me envolver com a Fotografia, o ex namorado da minha irmã (mencionado no texto “O Complemento do Vazio“) me deu outra dica. Ele falou: “Sempre que você for fotografar um evento, você tem que fotografar como se estivesse contando uma história para as pessoas, com começo, meio e fim. Seja uma palestra, um aniversário, ou um casamento… Não importa o evento, as pessoas que estão vendo as suas fotos tem que entender como se fosse uma história e do começo ao fim.” e isso é algo que eu utilizo em todas as minhas fotos.
Nos eventos de Karate que eu fotografo aqui para o Artes do Japão é muito fácil de perceber isso porque existe o cumprimento inicial e final, como vocês podem ver nas fotos do Shinnenkai IKGA-Brasil 2018 ou nas fotos do Seminário de Kata Goju-ryu e Shotokan, e em uma peça de teatro como a do Hiroshima Kagura do Japão, também é fácil de perceber. Já em cada apresentação do Gueinosai ou de Shibu/Kenbu é um pouco mais difícil, mas ainda assim tem essa ideia por detrás das fotos.
Neste último domingo tive o prazer fotografar a contadora de história Paula Dugaich e me peguei pensando sobre esse conceito durante a semana enquanto editava as fotos dela. Fotografar eventos da Paula é sempre uma enorme surpresa! Uma hora ela está andando de um lado para o outro e de repente ela sai correndo, depois pega o violão e começa a cantar, outra hora faz você participar da história sem estar esperando… (Sim! Isso já aconteceu comigo e foi divertidíssimo!) É um trabalho que não da para ficar somente observando como na maioria dos trabalhos que faço.
Abaixo estão algumas da Paula Dugaich contando histórias:
Outra coisa muito legal de trabalhar com a Paula é ver a interação das crianças e dos pais. Todo mundo, independente da idade, fica envolvido e sorrindo enquanto ela conta a história. Gosto de observar o jeito dela de contar histórias para melhorar o meu próprio jeito de contar as histórias através das minhas fotos. E no final, quando volto para a casa, a minha preocupação é sempre a mesma de todos os trabalhos: “Será que dessa vez vou conseguir contar uma boa história através das minhas fotos?”
Abaixo estão os links para vocês conhecerem mais sobre o trabalho da Paula Dugaich:
Facebook: https://www.facebook.com/pauladugaich
Instagram: http://www.instagram.com/paula.dugaich
Instagram: http://www.instagram.com/para.criancas.corajosas
Escrito por:
Chibbas
Site: www.chibbas.com
Facebook: www.facebook.com/ChibbasPhotography/
Instagram: www.instagram.com/chibbas_photography
E-mail: chibbas@gmail.com
Whatsapp – (11) 99941-2096