Com exuberância musical aconteceu o “Concerto de Amizade Brasil-Japão”, comemorativo aos 120 Anos de Assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 31 de julho e 2 de agosto de 2015.
Na abertura de 31 de julho João Guilherme Ripper, presidente do TMRJ, saudou o público, seguindo-se as boas vindas de Roberto Naoki Kobayashi, presidente do Comitê dos Eventos Comemorativos dos 120 Anos de Amizade Japão-Brasil e presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro. Encantaram imensamente por suas belas apresentações a maestrina japonesa Tomomi Nishimoto, o solista Ichitaro, percussionista de Wadaiko (tambor japonês) e os integrantes da Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A renomada regente do Japão estreou “Hi-Ten-Yu” de autoria de Isao Matsushita, sinfonia especialmente composta para orquestra e tambor japonês.
Findo o espetáculo a menina Miki Kobayashi presenteou com buquê de flores a renomada maestrina Tomomi Nishimoto. Por suas vezes a mãe Nobuyo Kobayashi, primeira dama da Câmara Japonesa, entregou ao percussionista Ishitaro, e a consulesa Hiroko Yamamoto a Carlos Mendes, spalla da orquestra. O percussionista japonês Mikita Hase se apresentou em 2 de agosto como solista do concerto.
Entre autoridades japonesas e brasileiras que recepcionaram os músicos no Restaurante Assirius, subsolo do TMRJ, estiveram cônsul-geral Tsuyoshi Yamamoto e sua recém vinda esposa Hiroko Yamamoto junto aos jovens filhos gêmeos Yûki e Hiroki Yamamoto. Prestigiaram com suas esposas: Roberto Naoki Kobayashi, presidente do Comitê 120 Anos, Akiyoshi Shikada, presidente da Renmei – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do RJ, Sohaku R. C. Bastos, presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão e cônsul-geral honorário do Srilanka, Minoru Matsuura, presidente da Associação Nikkei do Rio de Janeiro. Ainda entre outras ilustres personalidades Carlos Mariani Bittencourt, vice-presidente do Sistema FIRJAN e presidente do lado brasileiro do Grupo de Notáveis Brasil-Japão formado em 2008, cônsul-geral da República Argentina Marcelo Bertoldi, Masahiro Kawano, diretor da Escola Japonesa do Rio de Janeiro, Yssamu Takao, vice-presidente do ICBJ, Kenhitiro Kurihara, diretor da Escola Modelo do Rio de Janeiro, Yasuko Matsumoto, presidente do Rio Bikoo-Kai.
A regente e os músicos retornaram ao Japão em 4 de agosto, “todos encantados pela recepção calorosa do povo carioca”, disse a cônsul cultural Michiko Shibata. E para quem participou, serão momentos inesquecíveis pelo primor e carinho empenhados pelos Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, Fundação Japão, Secretaria de Cultura/Governo do RJ, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Comitê 120 Anos de Amizade Brasil-Japão.
Concerto Comemorativo, TMRJ, 31 de julho de 2015.
Homenageados maestrina Tomomi Nishimoto e Ichitaro.
Regente Tomomi Nishimoto após o concerto.
Esquerda, cônsul-geral Tsuyoshi Yamamoto e esposa, maestrina Nishimoto, cônsul-geral Marcelo Bertoldi e esposa, e convidado.
Ichitaro cumprimentado.
Direita, convidada, Carlos Mariani Bittencourt, Amaury Temporal e Aline Lazarin Müller/Firjan.
Direita, Roberto Kobayashi, Akiyoshi Shikada e cônsul Kanichiro Ogawa.
Direita, Yssamu Takao, Masahiro Kawano, Sohaku R. C. Bastos, Walter Yoshida, Minoru Matsuura, Kuniyuki Terabe e Kenhitiro Kurihara.
Belíssimo e memorável Concerto da Amizade Brasil-Japão: PARABÉNS aos Realizadores, Artistas-Músicos Tomomi Nishimoto, Ichitaro, Mikita Hase e integrantes da Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro!!!
Abraços com admiração!!
Teruko Okagawa Monteiro