A mostra itinerante “ARTESANATO DO JAPÃO: Tradições e Técnicas” foi inaugurada em 7 de agosto de 2014 no Museu Histórico Nacional, Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, Rio de Janeiro. Realizada pela Japan Foundation, Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e Museu Histórico Nacional, poderá ser vista até 24 de agosto de 2014.
Kazuko Todate, curadora do Museu de Arte em Cerâmica de Ibaraki (Japão), apresenta “as mais representativas das tradicionais artes indicadas pelo governo, a forma do artesanato de técnicas tradicionais e materiais típicos de várias regiões do Japão.” Dessa forma, poderão ser apreciados trabalhos em Cerâmica: Kasama, Mino, Yokkaichi Banko, Kyo/Kyomizu, Bizen, Yagi, Arita/Imari; em Tecelagem: Crepe Ojiya (tecido), Ponjé Yuki (tecido), Desenho feito a mão Tokyo Yuzen (tingimento), Tecelagem Shuri (tecido); em Laqueado: Takeado e Wajima; em Metais: Utensílios de ferro fundido Nanbu, Bronze martelado Tsubame, Bronze Takaoka; em Bambu e Madeira: Madeira arqueada Odate, Marcenaria Edo, Marchetaria Hakone, Cestaria de bambu Suruga; em Vidros: lapidado Edo; em Papel, Utensílios de Escrita e Outros: Papel artesanal Etchu, Papel decorativo artesanal Edo, Abano Marugame, Tintas Suzuka, Pincéis Nara , Cadinho de tinta Akama.
A abertura aconteceu no aprazível Pátio dos Canhões do museu, e – sendo mestre de cerimônia Vanessa Ros Brasil, assessora cultural do Consulado Geral do Japão – usaram das palavras o cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro, Yasushi Takase, e a diretora do MHN, Vera Lúcia Bottrel Tostes. Cônsul Takase agradeceu a amizade em longo relacionamento entre as instituições, a realização em conjunto, e comunicou que o Ministro das Relações Exteriores do Japão irá condecorar a dinâmica diretora do MHN pelos elevados serviços prestados. Por sua vez, Vera Tostes agradeceu o trabalho em parceria, em que todos os eventos tiveram cunho de renovação, sempre de revitalização.
Prestigiaram ilustres representantes de instituições brasileiras e japonesas.
No Pátio dos Canhões, saudações do cônsul geral Yasushi Takase junto à diretora Vera Tostes do MHN, e à direita, assessora cultural consular Vanessa Ros Brasil.
(Esquerda) Cônsul Cultural Michiko Shibata, vice-presidente do ICBJ Yssamu Takao, cônsul geral Yasushi Takase, cônsul Eiji Takeya e assessor especial consular Masaki Iwashita.
Vera Lúcia Bottrel Tostes, diretora do MHN, apresentou a exposição ao cônsul geral Yasushi Takase.
À esquerda, Ângela Cardoso Guedes, assessora de comunicação do MHN, e colegas do museu.
O ceramista Hiroshi Sakai cria deliberadamente o enrugamento chamado “kairagi” em suas louças (Cerâmica Mino, à esquerda).
Objetos com papel artesanal japonês, e à frente, tinta em barra, com pincéis e cadinho de pedra para caligrafia japonesa.
Em vidro lapidado Edo, copos para vinho e saquê.
Kimono criado por Teruhiko Shiozawa, 2005, utilizando Tokyo Yuzen (tingimento).
Como convidada pude apreciar multiplicidade e riqueza do artesanato japonês, e tenho alegria de poder participar, aqui, em “Artes do Japão”.