Durante o período da Copa FIFA 2014, o Governo do Japão e empresas japonesas estão realizando no Rio de Janeiro o “Japan Presentation”, projeto preparativo para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020 em Tóquio. Dessa forma, foi inaugurado – no Parque da Bola, cidade temática no Jockey Club – em 14 de junho de 2014 o “Japan Omotenashi Pavilion”, onde foi lançado o evento do “Japan Restaurant Week” em 24 de junho de 2014.
“Japan Omotenashi Pavilion” – Na abertura foram apresentados – no palco principal do Parque da Bola – tambores japoneses/Rio Nikkei Taiko, desfile de yukatas/designer japonesa Junko Hoshino. E no próprio pavilhão a mostra de trabalhos infantis OPA, degustação de culinária japonesa/chef Shinya Koike e de comidas e bebidas.
Japan Restaurant Week – No dia 24 de junho usaram das palavras o vice-presidente do Sistema FIRJAN, Carlos Mariani Bittencourt, presidente do lado brasileiro do Grupo de Notáveis Brasil-Japão (Wise Men Group, formado em 2008 para estreitar a relação comercial entre os 2 países) e o cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro, Yasushi Takase. Segundo o cônsul-geral Takase, serão comemorados 120 anos de amizade entre o Japão e Brasil em 2015, e focando a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, expressou: “Queremos aprender a simpatia do brasileiro, como receber os estrangeiros. No Japão não falamos muito inglês, muito menos português, mas queremos ser como vocês, receber bem os estrangeiros e que eles tenham uma boa estada lá”.
A abertura foi celebrada com Kagami-Wari pelo conselheiro do Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, Eietsu Sakuraba, presidente da De Ponta, organizadora do Parque da Bola, Júlio Mariz, vice-presidente &CFO de Imuraya USA, Inc., Shin Imura, diretor presidente da JETRO S. Paulo, Yasuhiro Ishida, cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro, Yasushi Takase, vice-presidente do Sistema FIRJAN, Carlos Mariani Bittencourt, vice-ministro de Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, Takamori Yoshikawa, e “Miss Sake 2014”, Mai Morita.
O chef japonês Shinya Koike fez demonstração de culinária japonesa e o DJ/VJ Hachioji P apresentou músicas de anime com uso da tecnologia Vocaloid.
O vice-ministro de Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, Takamori Yoshikawa, deu entrevistas no Pavilhão Omotenashi, e fez alocução no palco principal do Parque da Bola.
À noite o jogo Japão X Costa do Marfim foi projetado nos telões do parque, e foi acompanhado com muita emoção pelo público presente. Mesmo não vencendo, os jogadores japoneses voltaram ao seu país vitoriosos e admirados pela lição de recolher o lixo produzido onde estavam: ação que correu o mundo, e deixa todos os nikkeis orgulhosos.
No Japan Omotenashi Pavilion continua até 13 de julho de 2014 a mostra OPA, stands de vídeos de anime e J Pop, divulgação de informações sobre o Japão.
Texto e fotos de Teruko Okagawa Monteiro
Celebraram o Kagami-Wari: conselheiro Eietsu Sakuraba, Júlio Mariz, Shin Imura, Yasuhiro Ishida, cônsul geral Yasushi Takase, Carlos Mariani Bittencourt, vice-ministro Takamori Yoshikawa, e Mai Morita, “Miss Sake 2014”.
Beleza e sabor na culinária japonesa (Chef Shinya Koike).
Akiyoshi Shikada, presidente da Renmei, degustando soba (macarrão típico).
Vice-ministro de Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, Takamori Yoshikawa, entrevistado no Japan Omotenashi Pavilion.
Katsumi Matsumaru e Takashi Iijima, integrantes da comitiva do Japão, com “Miss Sake 2014”, Mai Morita, e intérprete Zelinda Tomie Fujikawa.
“Miss Sake 2014”, Mai Morita, e Chef Shinya Koike entre convidados.
No Rio de Janeiro: cônsul geral Yasushi Takase, cônsul cultural Michiko Shibata e cônsul Yusuke Mogi.
DJ/VJ Hachioji P no palco principal do Parque da Bola.
Que alegria “Artes do Japão” publicar notícias do Rio de Janeiro!! Enorme abraço a todos os leitores!!!