Em 14 de junho o Governo do Japão abriu o “Projeto de Apresentação do Japão” com a inauguração do Pavilhão Omotenashi no Parque da Bola Rio, em Jockey Clube do Brasil, Praça Santos Dumont, 31, Gávea, Rio de Janeiro.
O referido projeto se estenderá até 13 de julho apresentando cultura japonesa e promovendo eventos com a cooperação da Secretaria do Gabinete, vários Ministérios e Agências; assistência de Japan External Trade Organization, Miss Sake; participação de Dentsu Inc. Team Cool Japan; apoio de empresas privadas japonesas e Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro-Renmei, Associação Nikkei do Rio de Janeiro, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro, Instituto Cultural Brasil Japão e Associação Civil de Divulgação Cultural e Educacional Japonesa do Rio do Janeiro-Escola Japonesa do Rio de Janeiro.
Em 24 de junho acontecerá o “Dia do Japão Cool” com a presença do vice-ministro de Agricultura, Silvicultura e Pesca, Takamori Yoshikawa. Será realizada a abertura do Japanese Restaurant Week com degustação de comidas e bebidas japonesas, celebração de Kagami-Wari, apresentação de DJ/VJ japonês Hachioji P no palco principal com tecnologia de ponta e software Vocaloid. Às 17h o jogo Japão x Colômbia poderá ser assistida pelo público nos telões do Parque da Bola. A 2ª parte da Vocaloid será apresentada no Pavilhão Omotenashi para convidados.
Festiva abertura em 14 de junho
O Pavilhão Omotenashi Japão foi aberto com oficina ministrada a alunos da Escola Japonesa do Rio de Janeiro pela fashion designer Junko Koshino, supervisora do pavilhão. As obras integraram trabalhos infantis do Brasil e do Japão, iniciados na Mostra OPA-Grande Operação Caracol.
No palco principal do Parque da Bola foram apresentadas músicas japonesas pelo Rio Nikkei Taiko, bonito desfile de modelos trajando yukatas desenhados pela estilista Junko Koshino. Usaram das palavras o cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro Yasushi Takase e a própria fashion designer.
Assistida a mensagem da Seleção Japonesa de Futebol nos telões que ladeiam o palco, todos foram convidados ao Pavilhão Omotenashi, onde mais uma vez se dirigiram aos presentes o Cônsul Geral Yasushi Takase e a estilista Junko Koshino. Fizeram ainda suas alocuções o vice-presidente da FIRJAN Carlos Mariani Bittencourt, o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro, Pedro Alberto Guimarães Filho, e o presidente da De Ponta, organizadora do Parque da Bola Rio, Júlio Mariz.
Fernando Gil Vianna Resende Junior, docente UFRJ, fez o Seminário VISITE O JAPÃO com Yuka Iino e Daiki Kawauchi, estudantes do Intercâmbio .Brasil-Japão.
Em demonstração o famoso chef japonês Shinya Koike narrou sobre inovações na culinária japonesa clássica com ingredientes brasileiros. Delicados fingers foods encantaram degustadores pelas características decorrentes da beleza criativa por Junko Koshino e dos sabores por Shinya Koike.
No pavilhão os participantes provaram produtos japoneses como chá, confeitos, temperos, o macarrão soba, viram stands com vídeos de hits do J-POP, 100 Top Manga do Japão.
Torcida pela Seleção Japonesa
Na noite de 14 de junho de 2014 as 4 entidades japonesas – Renmei, Câmara Japonesa, Instituto Cultural Brasil Japão e Associação Nikkei do Rio de Janeiro – realizaram junto ao Consulado Geral do Japão um encontro no salão da Rio Nikkei para assistirem o jogo do Japão X Costa do Marfim. O ambiente foi todo ornamentado com bolas vermelhas e brancas, tsurus, painéis gráficos, lanternas japonesas.
Após o discurso do Presidente da Renmei, Akiyoshi Shikada, palestrou sobre culinária japonesa o professor de Gastronomia Asiática Alex Sakatsume.
Rio Nikkei Taiko tocou seus tambores japoneses.
A fashion designer Junko Koshino subiu ao palco com modelos – trajando yukata de sua criação – e pessoas de sua comitiva como Reiko Goto, executiva da Dentsu. A estilista cumprimentou o público através do relações públicas Rinko Tanaka.
O cônsul geral Yasushi Takase também usou das palavras, e convidou todos a torcerem pelos jogadores japoneses.
O Grupo Kizuna de Campo Grande apresentou Bon Odori no palco, e o jantar feito pelo Fujinbu Rio Nikkei começou com frios e pães.
O esperado jogo foi projetado no telão montado no palco, e o gol do Japão arrancou gritos de alegria.
Pena o resultado não ter sido a vitória almejada… A torcida continuará em 24 de junho.
Texto e fotos de Teruko Okagawa Monteiro
O Projeto APRESENTAÇÃO DO JAPÃO no Brasil continuou no Rio em 24 de junho com a presença do vice-ministro da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, Takamori Yoshikawa entre outras autoridades, e da simpática Miss Sake 2014, Mai Morita. Foram realizadas a celebração de Kagami-Wari, apresentação de comidas e bebidas, show do DJ Hachioji P.