Aconteceu no dia 15 de maio de 2017, no salão social da Associação Aichi Kenjinkai, situada à Rua Santa Luzia, 74 – Liberdade – São Paulo às 19 horas e trinta minutos a apresentação e posse da Diretoria da ABGJ – Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa. Entidade que nasceu de um propósito de manter as raízes e a Cultura Japonesa através da arte da gastronomia.
Estavam presentes grandes personalidades do meio gastronômico, cultural, empresarial, jurídico e artístico, como por exemplo, o repórter da Rede Record, Sr. Carlos Cavalcanti, grande admirador da Cultura Japonesa.
A mesa foi presidida pelo Sr. Akira Saito, colunista semanal do site Artes do Japão e do Jornal Nippak, que apresentou os trabalhos e o corpo diretivo que será formado pelas seguintes personalidades:
- Sr. Flavio Nakaoka – Presidente
- Sr. Gerson Kenji Aikawa – Vice-Presidente
- Sr. Kenji Kato – 2º Vice-Presidente
- Sra. Lumi Toyoda – Diretora Cultural
- Sra. Aparecida Akamine – Vice-Diretora Cultural
- Sra. Marly Sugimoto – Diretora de Qualidade
- Sra. Alice Midori Hanaruma Wakabayashi – Vice-Diretora de Qualidade
- Sra. Erica Tanji – 1ª Tesoureira
- Sr. Anderson Tanaka – 2º Tesoureiro
- Sra. Márcia Kawassaki Haino – 1ª Secretária
- Sra. Vanessa Lumi Nakano Ohira – 2ª Secretária
- Sr. Victor Kobayashi – Diretor de Relações Institucionais
- Sr. Christiano Fontes Blota – Vice-Diretor de Relações Institucionais
- Sr. Hérmes Suzuki – Diretor de Gestão de Regionais
- Sr. Akira Saito – Vice-Diretor de Gestão de Regionais
- Dr. Alexandre Postigo – Conselheiro Jurídico
O conselho será formado pelos senhores:
- Maurício K. Nishimori
- Hideyo Uchinaka
- Shinji Yonamine
- Carlos Cavalcanti
- Jiro Yamada
- Lino S. Yoshinoze
Nas palavras do Presidente Flavio Nakaoka:
“A culinária é uma das principais formas de contato com a cultura de um país e, com o Japão, não poderia ser diferente. Em 2013, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – UNESCO considerou a milenar culinária japonesa como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade.
Com expansão dos restaurantes japoneses no Brasil, a Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa – ABGJ – detectou a necessidade de preservar as raízes da milenar culinária japonesa, evitando assim a descaracterização e perda de sua tradição.
Ao compreender as adaptações introduzidas em alguns pratos a realidade do paladar brasileiro, a ABGJ engaja-se em divulgar a cultura japonesa através da culinária, respeitando e incentivando a criatividade e particularidade de cada região do Brasil.
A ABGJ tem como missão promover e proteger a memória cultural japonesa, ressaltando a importância da diversidade e equilibrando a essência do tradicional com a criatividade do contemporâneo.
Com grande satisfação, anunciamos a reativação da ABGJ e convidamos seu estabelecimento a compor uma parceria que nos fortalecerá e criará importantes laços culturais em prol da cultura nipo-brasileira.”
Ao final dos trabalhos com o corpo diretivo eleito e empossado, foi oferecido um coquetel a todos os presentes e a tradicional foto oficial para os diversos meios de imprensa presentes.
Vejam abaixo mais fotos sobre o evento!!!
Grande amigo Akira Saito . Sempre presente na divulgação dos trabalhos relacionado a esta cultura maravilhosa. Parabéns pra todos os engajados e rumo ao sucesso.