“Uma regra dentro da sociedade só terá efeito benéfico se não houver pontos de vista diferentes e nem conveniência, que seja igual para todos”
Dentro do Budo (Caminho Marcial) as regras são de extrema importância para a manutenção do que se refere à condição do caráter dos praticantes. Não há espaço para opiniões pessoais ou mesmo ponto de vista diferente, conveniência e o famoso “jeitinho brasileiro”. O CERTO é certo e o que é ERRADO é considerado errado. Sem mais ou menos ou “veja bem…”. Baseando-se nas regras, há a prática para se adquirir disciplina, respeito, humildade e perseverança. Dentro desta lógica, a hierarquia se faz presente, não como fator de status ou poder, mas simplesmente como uma forma de mensurar o grau de conhecimento. O respeito é imprescindível e assim como ensinavam nossos pais e avós, os mais velhos vem em primeiro plano. Em um Dojo sério, a palavra do Mestre nunca é cortada, se irão se sentar ou levantar, o Mestre sempre será o primeiro e se ele lhe convidar para um chá ou mesmo uma refeição, é dele a iniciativa, e nunca, é claro, atacaremos a comida antes dele.
Isso deveria ser seguido no dia a dia, não apenas por praticantes de Budo, mas por qualquer cidadão do bem que queira uma sociedade melhor para viver. Acredito que o problema é que uma boa parte da população pense assim, porém se põe na “terceira pessoa” na hora da ação. Por exemplo, diz que estacionar em local proibido ou em vaga de idoso é errado (para os outros), mas em uma situação em que “este precise”, não pensa duas vezes em estacionar, sob alguma “justificativa”.
É preciso eliminar esta terceira pessoa e se conscientizar que as regras precisam ser cumpridas pelas outras pessoas e também por “você”, independentemente das circunstâncias e sem conveniência.
Uma sociedade melhor precisa de pessoas melhores!!!!!
GANBARIMASHOU!!!!!
Escrito por:
AKIRA SAITO – Renshi-Shihan (Mestre) 6º Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares e Palestras: akira.karate@gmail.com
Whatsapp – (11) 98462-6797
Mestre Akira Saito tem razão: as regras precisam ser cumpridas por todos, independentemente das circunstâncias e sem conveniência.