A Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa e a Associação Cultural Cachuera! promovem, em 17 de novembro, o Concerto de Verão. Com apoio da Fundação Japão, o encontro de instrumentos tradicionais japoneses com instrumentos de outros países e tradições traz diretamente do Japão, a professora Yoko Nishi (koto). Junto dela, participarão como convidados Shen Kyomei Ribeiro (shakuhachi e flauta), Gabriel Levy (acordeon), Camilo Carrara (violão), Vitor da Trindade (percussão) e Paulo Dias (percussão).
Na primeira parte do concerto, peças de koto revelarão a virtuosidade de Yoko Nishi e as possibilidades de sonoridades do instrumento japonês. A segunda parte inclui músicas brasileiras (Pixinguinha, Milton Nascimento, etc) e o encontro dos instrumentos japoneses e ocidentais.
“A ideia deste concerto é de trazer, além da junção de diferentes instrumentos, a combinação de linguagens musicais e músicos de diferentes universos sonoros , unidos por um repertório que vai do tradicional japonês ao choro”, explica o músico e professor de shakuhachi Shen Kyomei Ribeiro, um dos organizadores do evento.
Segundo Shen, “Concerto de Verão” nasceu da vivência da professora Yoko Nishi com a música brasileira. Esta vivência permitiu que ela desenvolvesse uma linguagem de tocar o koto com jeitinho brasileiro.
Yoko Nishi e Shen Kyomei já realizaram dois concertos no Japão, “Noite da Música Brasileira”, no teatro Ongaku no Tomo Hall, e “From Rio to Tokyo”, no Roppongi Art Night Festival, consolidando um repertório que une a música japonesa com a brasileira. Em “Concerto de Verão”, serão apresentadas as músicas mais representativas destes encontros anteriores.
Yoko Nishi
Natural da cidade de Wakayama, no Japão, Yoko Nishi iniciou seu aprendizado de koto aos quatro anos de idade. Estudou formalmente com os músicos e compositores Tadao Sawai e Kazue Sawai. Em 1980, aos 16 anos de idade, foi premiada no concurso de Sankyoku. Ao se graduar na Tokyo University of the Arts, apresentou-se ao casal imperial no Palácio Imperial, como representante da Universidade em evento organizado pela Agência da Casa Imperial. Seu repertório abrange desde obras tradicionais a peças contemporâneas de John Cage e Yuji Takahashi, colaborações e improvisações com instrumentos ocidentais, DJs, poetas e artistas.
É considerada uma das principais musicistas de instrumento musical antigo no Teatro Nacional de Tóquio. Apresentou-se em festivais internacionais ao redor do mundo, incluindo países como Alemanha, Estados Unidos, Hungria, China, Lituânia e também no Reino Unido. Desde 2009 tem se apresentado uma vez por ano no Brasil, cruzando elementos da tradição com o contemporâneo, na continuidade da sua investigação sobre a sonoridade do koto.
Concerto de Verão, com Yoko Nishi e convidados
Yoko Nishi – Koto
Shen Kyomei Ribeiro – Shakuhachi e Flauta
Gabriel Levy – Acordeon
Camilo Carrara – Violão
Vitor da Trindade – Percussão
Paulo Dias – Percussão
SERVIÇO
Data: 17 de novembro
Horário: 20h
Local: Espaço Cachuera! (100 lugares)
Endereço: Rua Monte Alegre, 1.094, Perdizes, São Paulo
Classificação: livre
Duração: 60 minutos
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Os ingressos estarão à venda uma hora antes do início da apresentação, no local.
Mais informações: (11) 3875-5563