Está acontecendo na Áustria, na cidade de Linz, o 23º Campeonato Mundial de Karate Senior 2016, modalidade que fará sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tokyo 2020. Evento de grandes proporções, que envolve além das disputas específicas de categorias, traz também organização impecável, infraestrutura e apelo artístico com Show na cerimônia de abertura.
As finais serão transmitidas pelo canal por assinatura SPORTV 2 e SPORTV 3:
Sportv 2 – Sábado dia 29 – das 8:00 às 9:30 – Finais Kumite Feminino +68kg, -68kg, -61kg, -55kg e Masculino +84kg, -84kg, -75kg e Para-Karate Masculino e Feminino Deficiente Intelectuais. Das 14:00 às 15:30 – Finais Kata Masculino e Feminino – Kumite Feminino -50kg e por Equipes – Masculino -60kg, -67kg e Para-Karate Masculino e Feminino Deficientes visuais.
Sportv 3 – Domingo dia 30 – das 9:00 às 12:00 – Finais Kata por Equipes Masculino e Feminino – Kumite por Equipes Masculino e Para-Karate Masculino e Feminino Cadeirantes.
Como não poderia de ser, os países que compõe esta grande disputa levam seus melhores atletas de alto rendimento, com chaves de até noventa atletas disputando a medalha de ouro. São cento e dezoito países e Mil e vinte e quatro atletas, que disputam nas categorias de Kata (apresentação de técnicas de ataque e defesa) Individual e por equipes (composta por três atletas) e Kumite (luta) Masculino e Feminino com divisões de peso: Masculino -60kg, -67kg, -75kg, -84kg , +84kg e por equipes – Feminino -50kg, -55kg, -61kg, -68kg, +68kg e por Equipes.
E para entender um pouco como serão as disputas, segue uma breve explicação sobre regra, pontos e avaliações dos confrontos.
Nas disputas de Kata (forma) Individual utiliza-se o sistema de chaves, onde os atletas se enfrentam em confrontos divididos em lado vermelho e lado azul. Apresentam-se separadamente iniciando sempre pelo lado vermelho e após o lado azul se apresentar, os cinco juízes decidem simultaneamente ao som de um apito, levantando uma bandeira vermelha ou azul, vencendo quem obtiver o maior número de bandeiras. Avançam na chave os vencedores de cada confronto e os perdedores do atleta que chegar à final, tem direito à repescagem para a decisão do terceiro lugar. É levado em consideração para a decisão dos juízes, o desempenho do atleta, apresentando um kata (forma) válido do estilo de Karate-do, sua aplicação correta da técnica, sequência correta na condução, concentração, equilíbrio e força. Nas disputas por equipes, é analisada além destes conceitos, a total sincronia entre os três atletas e ao final da apresentação, nas categorias de disputa de medalhas, a equipe deve demonstrar em forma de luta, a aplicação prática das técnicas apresentadas.
Nas disputas de Kumite (luta) Individual utilizam-se também os sistemas de chaves e a pontuação tem a seguinte diferenciação: Um ponto (Yuko) são considerados os golpes de mão direcionados ao rosto e também à região do tórax do atleta. Dois pontos (Wazari) são considerados os golpes de pé (chutes) na região do tórax do atleta. Três pontos (Ippon) são considerados os golpes de pé (chutes) na região da cabeça do atleta e também os golpes onde há uma Projeção ao solo e o atleta consegue golpear seu adversário imediatamente após a técnica. Lembrando que todas as técnicas devem conter em sua aplicação todos os princípios básicos dos golpes de Karate-do: Controle, velocidade, força, distância correta, atenção e concentração antes, durante e depois a aplicação do golpe, podendo na falta destes itens, a não pontuação da técnica, e no caso de falta de controle atingindo o adversário com demasiada força, há a penalidade de excesso de contato. Portanto, para que um golpe se torne válido, não basta apenas “tocar” no adversário, mas sim preencher todos os requisitos técnicos necessários. Há penalidades também para a saída da área demarcada do combate, falta de atenção na execução ou recebimento de um golpe, falta de respeito, segurar o oponente ou agarrar seu karate. São classificadas em categorias 1 e categoria 2, penalidades de contato e sem contato. Nas categorias por equipes, os combates acontecem de forma individual, no caso do masculino são cinco atletas que lutarão, e ao final dos combates, vence a equipe com maior número de vitórias, e em um eventual empate (pois na categoria equipe é aceito o empate individual) é adotado como critério de desempate, o maior número de pontos somados de todos os combates.
O Brasil tem grandes chances de medalhas e com certeza, estamos todos aqui na torcida.
BRASIL!!!!!
Maiores informações sobre o Karate Brasileiro: http://cbkarate.blogspot.com.br/
e muito bom assistir um evento tão importante como um campeonato mundial de karatê estava demorando das emissoras de TV passarem oss
Até que enfim o nosso Karatê, está aos poucos sendo reconhecido, demorou mas chegou e daqui quatro anos conquista seu lugar nas Olimpíadas de Tóquio no Japão, uma atmosfera de grande energia começa a crescer nos nossos Karatecas do Mundo todo, estamos bastante contentes e, que daqui para a frente o Karatê, se torne um esporte de grande interesse mundial, e que as mídias e meios de comunicação divulguem todos eventos de Karatê, seja Regional, Estadual, Nacional e Internacional. OSS!!