A Fundação Japão em São Paulo, em colaboração com a Embaixada do Japão no Brasil, promove o 22º Concurso Nacional de Oratória em Língua Japonesa em Natal (RN).
grande final acontece em 16 de outubro, a partir das 9h, no Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – RN (IFRN).
Os 12 finalistas de 7 estados brasileiros e do Distrito Federal participarão da disputa que oferecerá ao vencedor passagens aéreas de ida e volta para o Japão, oferecidas pela Quickly Travel.
O tradicional concurso de oratória da Fundação Japão avalia não somente o nível de japonês dos candidatos, mas também a qualidade de sua oratória. O intuito é incentivar os participantes a estudar através de uma forma mais dinâmica e aumentar o intercâmbio internacional através da cultura e da língua japonesa.
Exposição Especial
Durante o Concurso, haverá uma exposição especial de Netsuke (Escultura), pertencente ao Dr. Edrisi Fernandes, ex-Bolsista MEXT (Monbukagakusho). O professor apresentará uma pequena explicação sobre as suas peças durante o intervalo.
Neste espaço, explicará, por exemplo, que a origem do netsuke (ne = raiz; tsuke = amarrar, prender) está no costume antigo dos japoneses de usar uma espécie de nécessaire preso por cordão duplo ao obi (faixa ao redor da cintura), os inroh, para suprir a falta de bolsos nos vestuários tradicionais (quimono, yukata, kosode).
As nécessaires tinham o formato de caixinhas de metal ou madeira laqueada, e um fecho, para maior segurança. Ao fecho era amarrado um cordão, e para que o cordão não se soltasse, um pequeno objeto entalhado, o netsuke. Estes objetos eram esculpidos em materiais variados, como osso, chifre, casco de tartaruga, madeira, metal ou marfim.