A Exposição – O ESPÍRITO DO BUDO – A HISTÓRIA DAS ARTES MARCIAIS NO JAPÃO, que está sendo realizada na Cinemateca Brasileira, sito à Largo Senador Raul Cardoso 207, Vila Clementino, São Paulo – SP, entre os dias 26 de maio a 21 de junho de 2016, de segunda a quarta-feira das 9h às 18h e de quinta a domingo das 9h às 20h, traz diversos artefatos (algumas réplicas) dos armamentos utilizados no passado pela antiga casta de guerreiros, os Samurais, satisfazendo a curiosidade dos amantes das Artes Marciais, que podem apreciar muitos dos detalhes que envolvem esta longínqua história.
A exposição está disposta de forma simples, que proporciona tanto ao público praticante de artes marciais, quanto ao público que apenas simpatiza ou tem curiosidade por esta emblemática parte da cultura japonesa, um formato de fácil compreensão do contexto histórico do Budo (Caminho Marcial) e do surgimento do conceito de utilização da arte para o aprimoramento humano e não apenas uma técnica ou estratégica de guerra.
Os Yoroi (armaduras de guerra, utilizada pelos samurai) são de beleza singular, ricos em detalhes, que demonstravam a preocupação não apenas pelo fator prático que era a proteção no combate, mas também a beleza em sua confecção, reunindo os mais altos requintes tanto de tecido, como de metal, sendo utilizados seda e ouro, entre outros materiais. Detalhes que se estendem também às armas, como é o caso das Katana (espada Samurai) que tem um grande destaque em seu Koshirae (montagem) onde os detalhes ficam por conta da aplicação da laca em seu Saia (bainha), da ornamentação dos metais no Tsuba (guarda mão) no Fushi e Kashira (travas do início e final do cabo), no Menuki (símbolo da espada no cabo) e do próprio Tsuka (cabo) com seu encordoamento seja de seda ou de couro.
Há também outras armas menos conhecidas como o Tesen (Leque com as hastes de metal) utilizados para se defender em combate ou o Jitte (arma utilizada para neutralizar e desarmar uma espada samurai). O arco e flecha Samurai (Kyudo) também estão expostos de forma a apreciar a diferença de materiais utilizados em sua construção. A ala destinada aos Kabutos (Elmo da armadura) traz os mais diversos tipos e curiosos da arte ferreira da época, tendo a função de proteger, mas também de embelezar ou impor uma atitude, ação ou pensamento.
A história conta como se deu a passagem do Bujutsu (Arte de Guerra/Marcial) para o Budo (Caminho Marcial) e como algumas Artes se tornaram também uma prática esportiva e saudável. Como surgiram as Artes mais “Modernas” como o caso do Judo, Aikido, Karate-do e também como práticas ditas como tradicionalmente de guerra como o Kenjutsu se tornou Kendo. Curiosidades como os instrumentos de treino do Karate-do (arte que não utiliza armas) como os Sashi (grandes pesos que chegavam a pesar 10kg) e os Kami (grandes jarros pesados que chegavam a pesar 15kg) ambos para fortalecer membros superiores, e os Tetsu Geta (sandálias de ferro que chegavam a pesar 5kg) para fortalecimento dos membros inferiores. E também muito curioso, um Bogu (armadura de proteção moderna para a prática) de Jukendo (Arte da Baioneta), já que é uma Arte que não é praticada no Brasil e de Naginata, a arte da alabarda, que no passado era utilizada no fronte para cortar as pernas dos cavalos dos cavaleiros a fim de neutralizar o ataque do exercito inimigo.
Exposição para se apreciar com calma pela riqueza em detalhes e uma dica para quem não for praticante ou que não tenha conhecimento sobre as Artes Marciais do Japão, procure um monitor para poder reconhecer com mais clareza a beleza dos materiais em exposição.
Para quem tiver um tempinho extra, há também a exibição dos filmes que retratam o modo de vida dos antigos samurais, tanto filmes mais antigos, quanto filmes de uma geração mais moderna, todos muito bons e recomendados. Para assistir, basta chegar com pelo menos uma hora de antecedência da exibição e retirar o convite, tudo de forma gratuita.
Há local para estacionar o carro em frente à Cinemateca.
Parabéns à organização da Fundação Japão por trazer esta belíssima exposição.
Exposição: O Espírito do Budô – A história das artes marciais no Japão
Data: 26 de maio a 21 de junho de 2016
Horário de funcionamento: de segunda a quarta-feira, das 9h às 18h, e de quinta a domingo, das 9h às 20h
Local: Cinemateca Brasileira
Endereço: Largo Senador Raul Cardoso 207, Vila Clementino, São Paulo – SP
Tel: (11) 3512-6111 / contato@cinemateca.org.br
Entrada gratuita
Realização
Fundação Japão
Cinemateca Brasileira
Apoio
Consulado Geral do Japão em São Paulo
CLIQUE AQUI PARA VER E CURTIR A GALERIA DE FOTOS: Exposição O Espírito Do Budo – A História Das Artes Marciais No Japão |
---|