Serão realizados no dia 26 de Agosto de 2012 dois grandes espetáculos de artes clássicas de Okinawa, na Associação Okinawa Kenjin do Brasil (Rua Tomás de Lima, 72). Tratam-se de apresentações de Kumi Odori – Arte recentemente reconhecida pela UNESCO como patrimônio imaterial da humanidade, com características do teatro clássico, que engloba dança, diálogos e música, e o Uchina Shibai – que é o teatro popular okinawano, possui elementos riquíssimos da cultura local, combinando música, dança e literatura.
O Kumi Odori é uma arte pouco familiarizada no Brasil, mesmo entre os descendentes de Okinawa e por este motivo virão ao Brasil os Senseis Osamu Aka e Michihiku Kakazu, professores do teatro clássico na Universidade de Artes de Okinawa, que promoverão dois shows, com programações distintas em um único dia.
– Primeiro espetáculo: Ryukyu – Um convite ao teatro clássico
Espetáculo de Kumi Odori que significa “Dança Conjunta” e é um dos tesouros da criatividade humana e representa a singularidade e a complexidade das artes clássicas de Okinawa, gestadas no período de Ryukyu e preservada até os dias atuais. Neste espetáculo, haverá apresentações das peças clássicas:
- Manzai Techi Uchi – Foi composta no século XVIII, por Tasato Chochoku, e tem como tema a vingança, lidando com as questões de lealdade e devoção.
- Hitu Nusubitu – O Ladrão de Pessoas, criada no século XVII.
- Sousaku Kumi Udui Momotarou – É uma versão em Kumi Odori da lenda japonesa do menino-pêssego. Esta peça é muito especial, pois os senseis Osamu Aka e Michihiku Kakazu o criaram especialmente para o público brasileiro.
– Segundo Espetáculo: Sentimentos de Okinawa – Teatro popular okinawano
Espetáculo de Uchina Shibai que é o teatro popular Okinawano, envolve dança, música e literatura onde são retratadas aventuras amorosas, desentendimentos familiares e conflitos do cotidiano, além de belíssimas interpretações de comédias e dramas. As belezas cenográficas, maquiagens e figurinos também fazem um show à parte, isso porque em Okinawa, o teatro sempre foi muito popular.
Nesse espetáculo, o público terá prazer de assistir à peça:
- Tumai Aaka – “Romeu e Julieta” de Okinawa – além de belíssimas apresentações de odori.
EVENTO
Data: 26 de agosto de 2012.
Horário: 1º Espetáculo: das 13h00 às 15h00.
2º Espetáculo: das 17h00 às 19h00.
Local: Associação Okinawa Kenjin do Brasil
Rua Tomás de Lima, 72
Ingresso: R$ 30,00 – antecipado
Pontos de venda :
- Kohii – Café:
- Rua da Gloria, 326 (subsolo) – Liberdade – tel: (11) 3203-0624
- Mercearia Nihonhin:
- Rua: Juno, 125 Vila Carrão Tel: (11) 2942-8096
- INTERBAN Turismo:
- Av. Paulista, 807 conj 319 / 320 Tel (11) 7829-5759
Público estimado: 1600 pessoas (800 pessoas po espetáculo)
Público-alvo: Público geral – apreciadores da arte okinawana, sem restrições de idade.
Realização: Interban Turismo
Iluminação/sonoplastia: BKC Produções
Filmagem: Studio Prado
Voluntários: cerca de 200 pessoas
Participações especiais: Saito Satoru Ryubu Dojo, Shimabukuro Yoriko Ryubu Renjo
One thought on “Espetáculo de Dança Tradicional de Okinawa”
Comments are closed.