“Tratamos com dignidade igual aquele que serve e aquele que é servido?”
Em dias atuais talvez não se faça reflexões sobre nossas ações e pensamentos, seja por falta de tempo ou por falta de interesse, e que por muitas vezes, esta falta de reflexão seja o causador de nossos dilemas.
As pessoas atualmente parecem estar tanto na defensiva que é quase impossível dialogar sobre qualquer assunto que não se compartilhe da mesma opinião. Não há mais interesse em ter um bom relacionamento, demonstrar boas práticas e maneiras, parece que simplesmente o que importa é expressar sua opinião, de forma incisiva e autoritária.
No Budo (Caminho Marcial) a prática feita com um companheiro é sempre uma oportunidade de se exercitar não somente as técnicas de ataque e defesa, mas também seus conceitos, o que inclui respeito e etiquetas. Quem tem a função de atacar, precisa exercer o seu papel com afinco e intensão para que aquele que pratica a defesa, possa ter uma reação proporcional à que a técnica possa prever. É um exercício de servir e ser servido, onde ambos têm seu papel de igual importância para que a prática possa ser proveitosa e útil.
Assim é também no nosso dia a dia, precisamos entender que todos fazem parte do mesmo mecanismo de funcionamento que é a sociedade e que servir tem o mesmo valor de ser servido e que estes papéis precisam ser invertidos constantemente. Só entendendo este conceito e agindo com respeito, passaremos a tratar o outro como sendo igual.
Vamos servir mais à sociedade em que vivemos,
GANBARIMASHOU!!!!!
Escrito por:
AKIRA SAITO – Renshi-Shihan (Mestre) 6º Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares e Palestras: akira.karate@gmail.com
Whatsapp – (11) 98462-6797