“Nunca existirá igualdade, enquanto não houver respeito”
Muito se prega sobre igualdade, sobre justiça, sobre se ter mais empatia, mas o que se vê na prática, infelizmente é exatamente o oposto. Cada vez mais as pessoas estão tendo menos empatia pelos outros, basta para isso ter uma opinião diferente.
Parece não haver mais bom senso, há discussões acaloradas sobre diferença de opinião em locais de trabalho, em locais de lazer, em casas de amigos e parentes, e isto não é o que chamam de “democracia” ou “direito a opinião” é apenas falta de respeito uns com os outros, falta de empatia para com uma pessoa que simplesmente não tem a mesma opinião. Há atualmente, uma crescente tendência nas pessoas em “ditar” o que é verdade, o que é o certo, de forma absoluta, sem questionamentos, sem reflexão, apenas discriminando, quem pensa assim está “deste lado” e quem não pensa está “do outro lado”.
No Budo (Caminho Marcial) aprendemos que o respeito é acima de qualquer coisa, um pilar importante que discerne entre homens e bárbaros. O respeito é algo a ser valorizado e praticado, e que em tempos de guerra, havia respeito até mesmo para com o inimigo. O respeito é algo valoroso, nobre, que evolui não apenas o intelecto do praticante, mas também seu espírito. Apenas o respeito pode construir uma sociedade melhor com cidadãos melhores.
Assim deveria ser também no nosso dia a dia. Se almejarmos uma sociedade mais evoluída, igualitária e justa, é preciso pensar mais em respeito.
GANBARIMASHOU!!!!!
Escrito por:
AKIRA SAITO – Renshi-Shihan (Mestre) 6º Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares e Palestras: akira.karate@gmail.com
Whatsapp – (11) 98462-6797