A solenidade aos 65 Anos do ICBJ – Instituto Cultural Brasil-Japão aconteceu em 24 de agosto de 2022 na sede da Av. Franklin Roosevelt, 39, salas 1507/13 com presenças de autoridades do corpo consular, estaduais, municipais, japonesas, militares, religiosas, empresários.
Após os hinos nacionais brasileiro e do Japão Sohaku Bastos, presidente do ICBJ, narrou a criação da entidade em 16 de agosto de 1957 por iniciativa do embaixador do Japão Yoshiro Ando: personalidades brasileiras e japonesas se uniram para implementar laços culturais e de amizade entre Brasil e Japão. Cônsul-geral Ken Hashiba fez carinhosa saudação.
Keizo Akamatsu, 1° vice-presidente do ICBJ, comandou as homenagens desse ano safírico, quando foram presenteados com quadro de Oshiê/Tomo Ishibashi: Homenagens Especiais Cônsul-geral do Japão Ken Hashiba, Cônsul cultural Rina Ishikawa; Sócios Beneméritos João Baptista de Oliveira, Satiko Sakatsume; Sócios Honorários Akio Miyamoto, Alice Akamatsu, Antônio Sakatsume, Hisako Ono, Henrique Kitahara e Paulo Sérgio Nascimento.
Vereador Eliseu Kessler fez a outorga do Diploma de “Cidadão Carioca” a Sohaku Raimundo Cesar Bastos. Pronunciou sobre suas numerosas e admiráveis conquistas pessoais, assim como de criações em prol do ICBJ como a sede social em Laranjeiras, e 8 academias nipo-brasileiras de estudos. O presidente do ICBJ também é cônsul-geral honorário do Sri Lanka no Rio deJaneiro e São Paulo; graduado em artes marciais do Japão; no Brasil tem várias graduações universitárias; é médico, juiz, professor, doutor. Estiveram presentes vereador Pedro Duarte dos Santos Soares Jr. e o assessor parlamentar da Câmara Municipal do Rio de Janeiro Bruno Guerra.
Takubunji Nakamura, 2° vice-presidente, conclamou os brindes ao ICBJ, vivamente respondidos.
Durante a confraternização foi servido fino coquetel/chef Mayumi Muto. Todos cumprimentaram o presidente Sohaku Bastos e sua Equipe, desejando-lhes muitos novos anos de memoráveis realizações.