“A pior das derrotas é a desistência”
No Budo (Caminho Marcial) aprendemos que uma das virtudes mais importantes na trajetória do praticante é a perseverança. Todo caminho é cheio de obstáculos, e por vezes nos imaginamos derrotados, e então a porta da desistência se abre, inevitavelmente. O que difere o “forte” do “fraco” não é necessariamente sua condição física nestes casos, e sim, sua capacidade de persistir a toda e qualquer circunstância desfavorável.
No nosso dia a dia também é assim, por vezes nos pegamos desanimados e sem perspectivas. Geralmente nos convencemos a uma justificativa que “abone” o tamanho da dificuldade e desistimos, convictos de aquela situação realmente não tinha solução. Este é o tipo de ação que separa o “vitorioso” do “derrotado”, já que não há como se obter a vitória desistindo do objetivo. Não dê desculpas ou justificativas, encare que a sua desistência poderá ser a sua derrota. As pequenas vitórias e derrotas do nosso cotidiano fazem parte do nosso crescimento e é o parâmetro que nos separa do sucesso e do fracasso em nossas vidas. A desistência é uma grande derrota, já que acima de tudo, você se deixou vencer por suas próprias fraquezas, perdeu para si mesmo.
Não deixe que um dia ou outro ruim vença suas aspirações e o impeça de alcançar seus objetivos, não desista, pare e respire se preciso for, mas continue sempre no caminho.
GANBARIMASHOU!!!!!
Escrito por:
AKIRA SAITO – Renshi-Shihan (Mestre) 6º Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares e Palestras: akira.karate@gmail.com
Whatsapp – (11) 98462-6797