A Cidade Maravilhosa comemorou seus 457 anos de fundação no Santuário Cristo Redentor. Sob céu muito azul, o Trem do Corcovado levou ao alto a Banda da Guarda Municipal, Roberto Cury, coordenador geral desse aniversário há 33 anos consecutivos e também presidente da SARCA-Sociedade dos Amigos da Rua da Carioca e Adjacências, sua equipe e convidados.
A missa solene foi presidida pelo cardeal e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta junto ao Padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor, e religiosos. Entre autoridades e representantes de turismo do Rio Convention & Visitors Bureau, assistiram a missa Carlos Werneck, presidente-executivo do Rio CVB, cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro Ken Hashiba.
A Banda da Guarda Municipal alegrou o público e o prefeito Eduardo Paes recebeu simbolicamente caixa de areia (Acolhimento) de 2 crianças, muda de orquídeas (Beleza) de jovem, e imagem de São Sebastião (Fé) de idosa.
A SARCA, através do presidente Roberto Cury, homenageou prefeito Eduardo Paes, cardeal Dom Orani Tempesta, padre Omar Raposo, Antonio Florêncio de Queiroz Junior, presidente da Fecomércio RJ, Nathan Schiper, presidente de Sindimóveis, Marcelo Calero, secretário de Governo e Integridade Pública do Rio, Farinha Rosa Branca. Ainda, Carlos Evanney, cover do Rei Roberto Carlos, que recebeu faixa e troféu.
Dom Orani e Eduardo Paes assopraram as velinhas do bolo comemorativo, e fatias foram distribuídas embaladas.
À tarde, na Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, Tijuca, cardeal Dom Orani Tempesta celebrou missa solene. O cantor Márcio Gomes foi homenageado como “O Mais Carioca”, e após o bolo comemorativo, a celebração foi arrematada com o Auto de São Sebastião pelo grupo Shalom.
O evento oficial – realizado pela SARCA e Arquidiocese Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro – contou com o patrocínio da Fecomércio-RJ, Simerj-RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro-Riotur, Farinha Rosa Branca, e o apoio do Trem do Corcovado, Sindilojas-Rio, CDL-Rio.