Vindos em maio de 2017 ao Rio de Janeiro, o cônsul-geral do Japão Yoshitaka Hoshino e a sua senhora, Madoka Hoshino, retornaram ao Japão nesse final de setembro. Integrantes de muitas instituições e cidades manifestaram gratidão e felicidades durante despedida na Associação Nikkei do Rio de Janeiro no dia 15 pp. Sendo mestre de cerimônia Walter Atsushi Yoshida, vice-presidente da Renmei, o cônsul-geral agradeceu saudações recebidas de Kenhitiro Kurihara, vice-presidente da Rio Nikkei, Toshiya Asahi, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro e Sohaku Bastos, presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão.
Cônsul-geral Hoshino participou das comemorações aos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil/RJ, proferiu palestras diversas, fortaleceu laços Brasil-Japão nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Sua esposa e seu filho Sota surpreenderam, colaborando na confecção de takoyaki em eventos Rio Nikkei.
Após carinhoso almoço feito por Buffet Hinata/chef Mayumi Muto, Fujinbu e diretores Rio Nikkei, cônsul-geral Hoshino foi homenageado: recebeu de Minoru Matsuura – presidente da Rio Nikkei, e também presidente interino da Renmei/Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro – a camiseta “HOSHINO, nº 1”.
Os admirados e queridos Hoshino posaram junto aos participantes, que manifestaram forte desejo de recebê-los como novos Embaixador e Embaixatriz do Japão no Rio de Janeiro.







