“O Japão na UERJ”, evento comemorativo aos 110 Anos de Imigração Japonesa no Brasil – Rio de Janeiro, aconteceu no Teatro Odylo Costa, filho, em 27 de novembro de 2018 na UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã.
Na entrada, cosplayers com imagens de atuações em mesas e cartazes. Dentro do prédio, enorme painel com fatos históricos do Estado do RJ, desde a vinda do Navio Kayo Maru, em 21.01.1867, trazendo os primeiros imigrantes japoneses no Rio de Janeiro (bem antes da leva oficial do Kasato Maru em 18.06.1908), até a visita de S.A.I. a princesa Mako em 18.7.2018. Na oficina de origami monitores ensinaram dobrar tsuru (grou, ave simbólica do Japão). A demonstração de Kyudô, Arte de Arco e Flecha, foi realizada com membros da Associação Brasileira de Kyudô – Brasil Kyudo Kai: Elisa Figueira, presidente, 4º Dan; Fernanda Costa, 2º Dan; Pedro Figueira, 2º Dan; e Tiago Pereira, mudan, aluno da graduação de Letras – Português/Japonês da UERJ. A exposição do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro foi composta por vestes tradicionais japonesas, réplica de armadura samurai. A demonstração de Judô foi feita pelo professor Fábio Sancho, 3º Dan, colaborador no LABSAU – Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde da UERJ, e pelos seus alunos do Núcleo de Iniciação ao Judô. A professora Naomi Matsubara, formada pela escola Urasenke em Kyoto, e a professora Mari Fujiwara, sênior da JICA, realizaram sessões de Cerimônia de Chá. Os cosplayers desfilaram com suas fantasias em frente ao auditório sob o olhar atento de seus admiradores.
O concerto da OSRJ – Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro finalizou a grande homenagem da UERJ, com a participação especial de Midori Maeshiro, pianista japonesa; do Rio Nikkei Taiko, grupo de tocadores de tambores japoneses da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, celebrando quinze anos de atividades; ainda, de Bianca Pinheiro Machado, Bruno Vinícius Silva, Joyce Dias da Silva, Julie Yukari Misumi, Kenta Hashimoto, Mariana Coelho, Ryo Sato, alunos de Japonês da UERJ e intercambistas japoneses, interpretando canções japonesas. A abertura do concerto, que ganhou o patamar do inesquecível, foi a obra “Kasato Maru” – composta especialmente para a data comemorativa pelo regente maestro Rafael Barros Castro, que nessa noite teve estréia mundial. Cores, imagens, atuações magníficas, canções encantadoras… foram envolvendo a platéia, que não se conteve nos aplausos. O concerto presenteou os corações emocionados.
Ao término o maestro Rafael Barros Bastos agradeceu a todos que se empenharam. Entre inúmeras ilustres presenças, estiveram Yoshitaka Hoshino e Ken Kondo, cônsul-geral do Japão e adjunto; Aki Endo, cônsul cultural com assessores Mariana Akina Kamino, Marco Aurélio Farias e Elisa Celino Gonçalves; Rosa Matsuura, esposa de Minoru Matsuura, presidente da comissão dos 110 anos Imin – Rio de Janeiro, e familiares; da Escola Japonesa do Rio de Janeiro, diretor Kiyoto Hikichi, cantora lírica japonesa Miho Hikichi, gerente geral Izumi Takeno; da UERJ/setor de Japonês, chefe Satomi Kitahara e professora Elisa Massae Sasaki; do Teatro Odylo Costa, filho – UERJ, diretora Alba Ribeiro.




















Para mim é gratificante ver a matéria publicada porque sei que alegra a todos os participantes, que muito se empenharam. Agradeço a Renshi Shihan Akira Saito e Christian Misura Nastari san, pela postagem em Artes do Japão!!
Para todos os leitores, 2019 repleto de felicidades!!
Teruko, admiradora de quem se esforça e constrói