Já faz um tempo que tenho vontade de falar sobre a vez que cobri o 10º Festival do Yosakoi Soran, mas não sabia sobre o que falar primeiro pois ele foi um evento importante em vários aspectos. Por ser a comemoração da 10ª edição do festival, ele contou com a presença de um grupo convidado do Japão e o troféu de 1º lugar foi feito pelo Yutaka Toyota, renomado artista plástico japonês. Também foi onde conheci mais sobre esse tipo de dança japonesa e foi um dos últimos evento realizado no Via Funchal, uma importante casa de shows daqui de São Paulo que recebeu grandes artistas nacionais e internacionais. Sem falar que foi a última edição do evento antes dele ser transferido para a cidade de Maringá, no Paraná.
Além das coisas citadas acima, posso falar sobre a apresentação dos grupos brasileiros, a preparação deles nos bastidores, a apresentação especial do grupo japonês, minha última visita ao Via Funchal… Mas a primeira coisa que gostaria de falar é sobre a oportunidade de ter conhecido e conversado com Sr. Hideaki Iijima, idealizador do Festival e empresário fundador dos Cabeleireiros SOHO.
Era uma quarta-feira a noite e seria a estreia da exposição dos 10 anos do Festival Yosakoi Soran no antigo Café Kohii, que ficava na Rua da Gloria, no Bairro da Liberdade. Calculei mal o tempo que levaria para chegar até o local e acabei chegando muito mais cedo do que o do combinado com o nosso repórter, então fiquei esperando-o na frente do Café Kohii. Depois de um certo tempo vi um senhor japonês vindo da Rua dos Estudantes, de aparência simples e que lembrava um monge budista, ele veio caminhando tranquilamente, se aproximou e me perguntou se o Café estava aberto e respondi que sim, mas estava esperando um amigo pois tinha chegado mais cedo do que o previsto. Ele falou que também estava adiantando e começamos a conversar. Ele me perguntou sobre o meu trabalho, sobre meu envolvimento com a Cultura Japonesa, se eu frequentava o Café Kohii e a conversa foi fluindo. Quando o reporter chegou estava eu, o senhor e um amigo dele em uma conversa bastante agradável; ele se apresentou para os senhores e fomos entrar no Café. Enquanto os senhores iam na frente o reporter me puxou um pouco de canto e perguntou: “Você sabe quem é aquele senhor?” e eu falei que não sabia e ele respondeu: “É Sr. Hideaki Iijima!!!” e continuei quieto e com cara de interrogação e ele falou: “Ele é o dono e fundador dos cabeleireiros SOHO!” e só então percebi com quem estava estava conversando.
A abertura da exposição ocorreu sem nenhum problema e teve o famoso Kagami Biraki para trazer boa sorte para a exposição e o Festival. Após o Kagami Biraki o Sr. Hideaki Iijima concedeu uma entrevista para todos os jornalistas presentes, sempre muito simpatico e atencioso. Nessa entrevista o Sr. Heaki explicou que trouxe o Festival para o Brasil em 2003 pois viu que precisava trazer os jovens para a Cultura Japonesa e o Yosakoi Soran é um tipo de dança mais dinâmica e que serve para todas as idades, explicou que a 1ª edição foi feita na Rua Galvão Bueno, mas a 2ª foi para o Parque do Ibirapuera porque os comerciantes reclamaram bastante e a partir da 3ª edição foi para o Via Funchal. Explicou que a 10ª edição seria a última aqui em São Paulo porque a casa de shows estava fechando, e também falou sobre sua experiencia diante dos Cabeleireiros SOHO, sobre acordar as 4:30 para varrer a rua onde mora e falou um pouco sobre a sua vida.
No final da noite, aquele grande e renomado empresário voltou para a casa da mesma forma que foi para o evento. Como um simples senhor japonês andando calmamente pelas ruas de São Paulo.
Escrito por:
Chibbas
Site: www.chibbas.com
Facebook: www.facebook.com/ChibbasPhotography/
Instagram: www.instagram.com/chibbas_photography
E-mail: chibbas@gmail.com
Whatsapp – (11) 99941-2096