As intérpretes de “Duas Japonesas com Alma Brasileira” precisaram atender pedidos de bis ao finalizarem as aplaudidas apresentações na Sala Municipal Baden Powell, Avenida Nª Srª de Copacabana, 360, Rio de Janeiro. O duo aconteceu no dia 9 de setembro de 2018 em comemoração aos 110 Anos de Imigração Japonesa no Brasil, e integrou Domingos Clássicos Internacionais, eventos que tem a direção artística de Fernanda Canaud. A pianista Yuka Shimizu e a cantora MAKO – japonesas apaixonadas pela música brasileira – surpreenderam com músicas de seu país e também do Brasil, onde moram aproximadamente há 17 e 20 anos. Escolheram obras de Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, assim como músicas folclóricas e populares do Japão. Prestigiaram o espetáculo musical cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro Yoshitaka Hoshino e seu filho Sota Hoshino, cônsul-geral adjunto Ken Kondo, inúmeras personalidades japonesas, amantes de música.
Sínteses biográficas apresentadas pelas artistas:
Yuka Shimizu nasceu em Saitama, Japão. Em 1995, ingressou na Faculdade de Música Kunitachi, em Tóquio, sob orientação da professora Keiko Kubota. Sua paixão pela música brasileira trouxe-a ao Brasil em 1997 para pesquisar sobre o compositor Ernesto Nazareth. Ampliou seus estudos formando-se no Conservatório Brasileiro de Música em 2001. Estudou com os professores Clara Sverner, Maria Teresa Soares e Mordehay Simoni. Desde 1998 realiza recitais nos principais teatros da cidade do Rio de Janeiro, e anualmente retorna ao Japão, onde realiza recitais divulgando a música brasileira.
MAKO/Masako Tanaka é cantora e instrumentista, natural de Kobe, Japão e radicada no Rio de Janeiro desde 2001. Aspirou ser cantora desde criança. Após a faculdade cantou em banda que tocava Bossa Nova, e desejando conhecer outro tipo de música popular brasileira, teve a sorte de encontrar CD de Clara Nunes, cuja voz a deixou emocionada; descobriu o Samba. Em 1995 aconteceu terremoto em sua cidade natal, experiência tão terrível que a levou fazer imediatamente o que mais desejava: conhecer o Brasil e aprender português e música. Integra os grupos “Mulheres de Chico” e “PianOrquestra”.