No dia 7 de Setembro a União Cultural Guinken Shibu do Brasil promoveu a 46ª Apresentação de Canto Entonado e Dança de Espada e Leque na Associação Beneficente Provincianos Osaka Naniwa-kai, situado na Rua Domingos de Marais, 1581 – Vila Mariana – SP e contou com as mais belas apresentações de Shiguin (Canto Entonado) de Shibu (Dança Marcial de Leques) e Kenbu (Dança Marcial de Espadas). Festejando os Cento e Cinquenta Anos da Restauração Meiji no Japão, o encontro promove a manutenção destas valorosas Artes Tradicionais, herança dos antigos Samurais e também divulga o propósito de enriquecer através do conhecimento de fatos históricos a propagação da cultura e tradições destas Artes.


O evento teve início às 10:00 com o canto dos Hinos Nacionais Brasileiro e Japonês, a palavra do Presidente da União Cultural Guinken Shibu do Brasil Sr. Hidemitsu Miyamura, que faz um belíssimo trabalho de divulgação e manutenção destas artes tradicionais, do Presidente da Associação Nikkey do Brasil, Coronel Yoshio Kiyono, do Vereador Aurelio Nomura e da Mestre do Estilo Shoko-ryu de Shibu e Kenbu, Sra. Morishita Shosei (Kazuyo) que prestigiaram e abrilhantaram o evento. As apresentações tiveram início com o Karate-Mai do Poema Shukuga no Shi (Poema entonado de Comemoração com movimentos específicos de Karate) e fora se revezando entre Shiguin (apresentação de Canto Entonado) e de Shibu (Dança Marcial Samurai de Leques) e Kenbu (Dança Marcial Samurai de Espadas) onde os movimentos são cuidadosamente efetuados com as técnicas e precisões do manuseio do espadachim e também com o intuito de transmitir o sentimento contido no poema entonado.


Estiveram presentes praticantes de vários Dojos (Escolas) de São Paulo e também da cidade de Mogi das Cruzes, alguns iniciantes e outros bens experientes, que com maestria encantavam o público presente que aplaudia fervorosamente a cada apresentação.

Como de costume e já parte da tradição, foi oferecido um delicioso almoço a todos os presentes ao meio dia e logo após, às 13 horas os presentes foram agraciados com uma apresentação de Karate-do Goju-ryu de Crianças a partir de 04 anos de idade da Associação Shizuoka Goju-kan do Brasil. Parte também da Cultura Japonesa, o Karate-do enfatiza o respeito, a disciplina e a etiqueta, que pode ser observada pelo público presente. Além de estimular as crianças à prática de exercícios físicos de forma lúdica de uma luta marcial que também tem em sua formação a parte esportiva, incentiva a manutenção da Cultura e dos bons costumes das tradições japonesas.

Várias apresentações de Shiguin e de Shibu de várias escolas contemplaram o público na parte da tarde e um Kenbu da escola Shoko-ryu Shoetsu-kai da Mestre Kato Shoetsu sensibilizou o público presente, pois conta a história do Aa Byakkotai, o grupo de jovens samurai da Província de Aizu (atual Fukushima) que lutou na restauração Meiji e que ao ver o Castelo de se feudo em chamas e pensando ter falhado em sua missão de protegê-lo, cometeram o Sepukku (suicídio com o corte do ventre). Esta história é símbolo de bravura e de honra na Província de Fukushima e lembrada de forma emocionada até os dias de hoje, por conta da pouca idade de seus integrantes (entre 14 e 16 anos).

O evento terminou por volta das 16 horas com as palavras de encerramento da Mestre de Shibu e Presidente da União Shibu e Kenbu Shoko-ryu do Brasil, Sra. Morishita Shosei (Kazuyo) agradecendo a todos os presentes.
Saiba um pouco mais sobre o Shibu e Kenbu: Kenbu (Dança Marcial do Leque e Espada) e Shibu (Dança Marcial do Leque)
CLIQUE AQUI PARA VER E CURTIR A GALERIA DE FOTOS: 46º Encontro Brasileiro de Récita Tradicional de Poesia e Dança da Espada e do Leque |
---|