No meu primeiro texto de apresentação falei sobre um pouco sobre o dia em que fizemos uma matéria sobre Gastronomia Japonesa no Restaurante Guinza Sushi. Gosto muito dessa matéria pois, além de ter sido meu primeiro trabalho sobre Gastronomia e também Gastronomia Japonesa, foi por causa dele que comecei a fazer estudos sobre como fotografar a textura das coisas.
Quando me chamaram para esse trabalho fiquei com medo e um pouco desesperado. Nunca tinha feito nenhum trabalho sobre gastronomia e na época a minha experiencia vinha mais de fotografar Shows de Rock e um pouco de fotografar Karatê. E se as fotos saíssem ruim? E se eu errasse a mão, TODAS as minhas fotos saíssem ruins e eu estragasse a oportunidade e a matéria? Será que eu iria conseguir fazer alguma foto que desse vontade de experimentar os pratos do restaurante, igual aos profissionais da área de fotografia de alimentos? Essas eram algumas das dúvidas que passavam pela minha cabeça após ter recebido o convite.
Passado o susto fui estudar sobre fotografia de alimentos e em um artigo li que, em alguns casos, usavam lente macro. Lente macro geralmente é utilizada para fotografar flores e insetos, dando aquele zoom que mostra bastante detalhe e deixa o fundo desfocado. E ao ler isso entrei em contato com um amigo que fotografa insetos como hobby, expliquei a situação e pedi a lente macro dele emprestada. Abaixo estão alguns estudos que fiz com a lente macro:
Após algumas horas estudando como fotografar com a lente macro e várias fotos de flores perdidas, achei que já era hora de fotografar com alimentos. Fiz um sanduiche aqui em casa e obtive o resultado desejado bem mais rápido.
Ao chegar no Restaurante Guinza Sushi e começar a fotografar o preparo dos pratos, percebi que não seria possível utilizar a lente macro pois ela necessita que se chegue próximo do objeto a ser fotografado e isso iria atrapalhar os procedimentos do Shushiman. Na foto abaixo, por exemplo, seria difícil utilizar a lente macro.
Com base no estudo que fiz com a lente macro, utilizei o meu conhecimento sobre a distancia focal de um outro tipo de lente que estava utilizando no momento e tentei obter um resultado parecido com o da lente macro. O resultado é a foto abaixo:
Reparem que a parte focada e desfocada da foto acima está parecida com a segunda foto do sanduíche de mortadela, que foi feito com a lente macro.
Por causa desse imprevisto na hora de fotografar o prato durante o preparo, comecei a melhorar minha técnica para registrar esses detalhes durante os eventos e sem uma lente macro. O resultado dessa busca vocês podem ver na matéria sobre o Chef Marc Maeda e o Chef Fernando Corsi e nas fotos do Daiji-ni – Edição Outono e Daiji-ni – Edição Inverno.
Claro que isso não aconteceu de uma hora para a outra! Treinei bastante até chegar nas fotos recentes citadas acima! Por isso sempre respondo que é preciso tirar mais fotos quando alguém me fala que tem dificuldade em determinada técnica.
Escrito por:
Chibbas
Site: www.chibbas.com
Facebook: www.facebook.com/ChibbasPhotography/
Instagram: www.instagram.com/chibbas_photography
E-mail: chibbas@gmail.com
Whatsapp – (11) 99941-2096